Apaixonado pela Itália, seu país de descendência, e pela natureza, frequentemente retratada em suas obras, Jerci Maccari encontrou na pandemia uma forma de desafiar seu próprio trabalho e manifestar seus sentimentos. Foi aí que resolveu se inscrever no no Arte Prize de Luxemburgo, maior concurso internacional aberto a artistas profissionais ou não, do qual participa desde 2016.

O evento reúne artistas de diversos países e, dentre centenas de obras, a do artista de Valinhos foi selecionada. Da série “Semeaduras em Tempos Sombrios”, o quadro, que traz tons sombrios e um céu escuro, diferente das cores que fazem parte de sua marca registrada, retrata sua visão da crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19.

Obra finalista do Arte Prize de Luxemburgo, de Jerci Maccari

Ambientada no campo, a obra traz como protagonista a mãe de Jerci, que aos 95 anos de idade sobreviveu à doença e semeia a terra em busca de esperança e dias melhores. Jerci explica que os olhos vendados remetem às ações de governantes que, diante da situação de calamidade pública, investiram na desinformação da população e no negacionismo. “Existe um clima dramático e sombrio na arte retratado pelo céu. Mas, a paisagem é dominada por uma senhora, essa sim colorida, que apesar dos tempos sombrios, semeia esperança e emana luz que queremos”, explica o artista.

 

Acompanhe na íntegra o texto descritivo da obra. 

“A personagem retratada, mãe do artista, que aos 95 anos de idade sobreviveu à doença, semeia a terra em meio à paisagem característica do trabalho do artista, mas que desta vez se apresenta com cores escuras e sombrias, representando o luto pelos familiares e amigos que morreram, e a saudade daqueles cujo distanciamento social a impede de se relacionar. Apesar da escuridão que se abateu sobre o planeta, a semente deve ser lançada à terra. A personagem aparece iluminada como um sinal da esperança de que a semeadura fará brotar soluções para as crises sanitária e política que atravessamos, e iluminará nossos caminhos. Nesta obra, a venda nos olhos remete às ações de governantes que, diante da situação de calamidade pública, investiram na desinformação da população e no negacionismo. Nossos governantes, cuja missão é nos proteger, colocaram uma venda em nossos olhos a fim de nos levar ao abismo e desacreditar no milagre que a terra fértil produz”.

 

 

Sobre o artista

Jerci Maccari, que há 10 anos foi capa de uma das edições da Campinas Café, mudou-se para Valinhos em 1970, onde reside atualmente. Desde então, sempre se envolveu nos projetos da cidade e consagrou-se como renomado artista da região.

Nascido em Uruçanda (SC), em 25 de fevereiro de 1949, Jerci é filho de camponeses e retrata cenas de seus familiares em suas obras. Por ter formação religiosa, também traz elementos da Arte Sacra em seus quadros.

Clique aqui e saiba mais sobre o artista.

Instagram Jerci Maccari.