Por Gonca Kaya

                      @guiaturca

Eis que chega o fim do ano e, com ele, o Natal. Os shoppings estão todos enfeitados com decoração natalina, e é nesse contexto que surge a principal imagem da data: o Papai Noel! Vou lhes contar uma história bem interessante e provavelmente muito surpreendente sobre esse ícone!

Ela história começa no sul da atual Turquia, bem perto da costa mediterrânea, numa pequena aldeia chamada Myra. O nosso herói é de lá. Ele é chamado de Nicolau e, provavelmente, nasceu nessa região, próximo do ano 280 d.C. Claro que nessa época, tudo que hoje é a atual Turquia, era o Império Romano. Os turcos não estavam nem perto ainda, e chegaram nessa área somente cerca do ano mil d.C.

Fala-se do senhor Nicolau em arquivos antigos e sabe-se que ele era o bispo da região. Segundo dizem, ele morreu no dia 6 de dezembro do ano 343 d. C. e, por isso, essa é a data de sua celebração na igreja católica.

Não há registro de sua existência em qualquer documento até o século VI. Naquela época, Nicolau já era famoso. O imperador Justiniano lhe dedicou uma igreja na capital dele, em Constantinopla. Inicialmente, Nicolau era mais conhecido no Oriente. Porém, por volta do ano 900, um grego escreveu: “Tanto o ocidente quanto o oriente aclama e o glorifica. Onde quer que haja pessoas, seu nome é reverenciado e igrejas são construídas em sua homenagem. Todos os cristãos respeitam sua memória e invocam sua proteção”. Em 1087, marinheiros italianos roubaram os restos mortais dele e os levaram de Myra para Bari, na Itália.

A origem do Papai Noel

Dessa maneira, a popularidade dele aumentou na Europa e fez de Bari um dos lugares com o maior índice de peregrinação. Dizem que Nicolau foi representado por artistas medievais mais vezes do que qualquer outro santo – a não ser Maria. E, meus queridos leitores, esse senhor Nicolau é quem depois vai se tornar o nosso queridinho Papai Noel! Na verdade, as roupas vermelhas não tem nada a ver com o santo Nicolau. Existe um boato que foi um empregado do marketing da Coca-Cola quem inventou isso, porém a história é muito longa e não vai caber aqui.

Lenda

A origem do Papai Noel

Entre as diversas lendas que cercam a imagem do Papai Noel, a mais famosa delas conta que uma família muito pobre não tinha condições de custear o dote (costume antigo em que parentes da noiva ofereciam uma quantia de bens e dinheiro ao noivo) para casar suas filhas. O bispo Nicolau, durante a noite, jogou um saco de moedas de ouro e prata para ajudar a pagar o referido dote. Também foi atribuído a São Nicolau, o dom de ressuscitar crianças em Myra, hoje a localidade de Demre na Turquia.

Apenas queria que vocês soubessem que existe indícios de que a origem do Papai Noel está aqui nas minhas terras. Quero desejar a todos vocês um Feliz Natal e um lindo e próspero Ano Novo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

dois × dois =