A Orquestra Anelo faz apresentação especial e gratuita no CEU Florence em Campinas no dia 30 de setembro, às 11h. O evento marca o encerramento do mês de Música e Meio Ambiente promovido pelo Instituto Anelo desde o dia 2 de setembro. No mesmo dia, a comunidade também poderá participar do plantio de 30 árvores nativas em diferentes pontos do CEU Florence, a partir de 9h, com o facilitador Aparecido David. As atividades são abertas ao público.
O repertório da Orquestra Anelo contará com uma seleção de clássicos da música brasileira mesclada com composições autorais da orquestra. Um dos destaques é a canção Vento no Canavial, de João Donato e Lisyas Ênio, que será uma homenagem ao compositor, mestre da Bossa Nova e MPB, João Donato, que faleceu recentemente.
Os 19 instrumentistas da Orquestra Anelo também interpretam as canções Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento e Fernando Brant; Conversa de Botequim, de Noel Rosa e Vadico; Valsa de uma Cidade, de Antonio Maria e Ismael Netto; e Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso. Entre as composições autorais estão Garbosa e Sambo Sim, de Guilherme Ribeiro, regente da Orquestra Anelo, e Sem Perder Tempo, do saxofonista Marcelo Louback.
Ações uniram a prática musical e a educação socioambiental
O Instituto Anelo realizou diferentes ações ao longo de setembro. A iniciativa visou contextualizar os participantes sobre a questão da mudança climática, analisar as condições socioambientais do território de vivência dos adolescentes e jovens e propiciar a reflexão sobre o papel da música na mobilização da agenda socioambiental.
Cerca de 200 pessoas da comunidade participaram das diferentes atividades da programação do mês de Música e Meio Ambiente, que contou com apresentação da Rádio Sucata com o show Reciclando a MPB, oficinas de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, oficinas de composição musical, oficina de horta e compostagem, palestra e também uma roda de conversa sobre meio ambiente e o impacto socioambiental e até a construção de parquinho infantil com pneus velhos.
“Nossa proposta foi unir a música e conscientização ambiental, utilizando a capacidade de comunicação e sensibilização das práticas musicais para reforçar a reflexão sobre temáticas tão fundamentais e atuais, ao mesmo tempo em que as atividades convidaram a pensar no meio ambiente ou na sustentabilidade ambiental como matéria-prima e inspiração para o fazer musical”, completou Fernando Meloni, coordenador do projeto.
Patrocínio
O Mês da Música e do Meio Ambiente, no Instituto Anelo, é uma ação patrocinada pela Flex Foundation, uma organização privada que concede doações a iniciativas filantrópicas apoiadas pela Flex.
Fundada em 2002, a fundação apóia e promove mudanças positivas nas comunidades onde a Flex, seus clientes, fornecedores e parceiros operam globalmente. A estratégia de doações e voluntariado da Flex Foundation está alinhada com quatro dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, abrangendo boa saúde e bem-estar, trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis e ação climática.
Programação do encerramento do Mês da Música e Meio Ambiente
30 de setembro de 2023 (sábado)
- 9h: Plantio de árvores nativas – CEU Florence
Facilitador: Aparecido David
Público: Livre
Duração: 2h
Local: CEU Florence
Rua Lasar Segal, 110 – Jardim Florence 1 – Campinas – SP - 11h: Apresentação musical – Orquestra Anelo
Público: Livre
Duração: 1h
Local: CEU Florence
Rua Lasar Segal, 110 – Jardim Florence 1 – Campinas – SP