O CLP (Centro de Liderança Pública) se reúne com o prefeito de Campinas (SP), Dário Saad, nesta sexta-feira, 30/04, às 10h, por meio de videoconferência, para apresentar o diagnóstico completo da cidade a partir dos resultados do Ranking de Competitividade dos Municípios 2020. Os dados serão apresentados pelo coordenador de Competitividade do CLP, Lucas Cepeda.
Os municípios paulistas se destacaram de forma positiva na primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, que analisa a capacidade competitiva das 405 cidades com mais de 80 mil habitantes do País. O estado conta com seis cidades entre os dez primeiros colocados: Barueri (1º), São Caetano (2º), São Paulo (3º), Santos (7º), Campinas (8º) e Indaiatuba (9º).
Todos os municípios foram avaliados a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos e 3 dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros. Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
No top 10 entre os mais competitivos do país, Campinas ocupa a sétima posição no pilar de “Inovação e Dinamismo Econômico”. Dentro deste pilar, ocupa a 6ª colocação em “recursos para pesquisa e desenvolvimento científico” e 7ª em “empregos no setor criativo”. Destaca-se também no indicador de “renda média do trabalho formal” e “complexidade econômica”, na 17ª e 20ª posições, respectivamente.
Outro pilar que merece destaque no município de Campinas é o de “Telecomunicações”. A cidade ficou na 32ª posição geral, com destaque para os seguintes indicadores: “acesso de banda larga” (34ª), “acesso de telefonia móvel” e “acesso de banda larga” (35ª); “alta velocidade” (47ª).