Ir a um museu e saber analisar uma obra de arte que está pendurada na parede, saber a diferença entre diversos movimentos que nasceram ao longo dos anos ou até mesmo poder opinar no que o artista queria transmitir em suas obras pode ser um grande desafio para diversas pessoas. Pensando nisso, a redação da Campinas Cafe selecionou duas obras para você entrar no mundo das artes. Ficou curioso? Confira!

 “Arte Moderna”

arte 

Considerado leitura obrigatória para aqueles que desejam aprender sobre a evolução das artes visuais dos últimos três séculos, a obra de Giulio Carlo Argan aborda as transformações pelas quais a arte passou em um panorama que começa quando o Iluminismo até a chegada dos Movimentos Contemporâneos do final do século XX. Um dos temas discutidos ao longo do livro é a relação entre o desaparecimento do artesanato e o surgimento da indústria. Ótima escolha para quem quer um resumo geral de toda a história da arte. Editora Companhia das Letras, 736 páginas. R$ 239.

“Tudo sobre arte”

arte 

Com uma linguagem acessível, essa obra apresenta a história da arte de maneira fácil de ser compreendida e em uma diagramação que facilita a leitura. Com mais de 1.100 ilustrações coloridas de obras-primas, o autor abrange todos os gêneros artísticos, da pintura e esculturas tradicionais à arte contemporânea. Além disso, traz a cronologia dos principais acontecimentos, o que ajuda o leitor a compreender o contexto sociocultural da época em que as obras foram criadas. O livro é considerado um manual para quem deseja aprender mais sobre arte. Editora Sextante, 576 páginas. R$ 79,90