Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora

Há 100 anos CITROËN quebrava paradigmas e lançava o primeiro carro concebido para as mulheres

Redação Graciolimarço 11, 2022

Há exatos 100 anos, a CITROËN lançou no mercado o seu “petit citron”, o CITROËN 5 CV que se tornou o primeiro automóvel concebido para as mulheres, criado pelo próprio fundador da marca, André Citroën, tido como um visionário pelas inovações realizadas.

Vale ressaltar que na época s carros eram destinados quase que exclusivamente ao público masculino, pois conduzi-los exigia muito esforço físico e, além disso, era uma tarefa que somente motoristas profissionais poderiam realizar. E naquela época os motoristas profissionais eram todos homens.

Mais acessível

O CITROËN 5CV foi o primeiro carro popular produzido em grande escala na Europa e foi apresentado em cores muito vivas e alegres. Quase todas as primeiras unidades tinham sua carroceria pintadas na cor amarela com os para-lamas pintados de preto. Essa cor amarela, o seu tamanho e o formato da traseira do modelo fizeram com ele logo fosse conhecido como “Petit Citron” (“Pequeno Limão” em português, também brincando com o nome da marca).

Além disso, sua manutenção era mais simples, contava com um motor quatro cilindros e era consideravelmente mais leve que os outros carros e os pneus estreitos o faziam ter uma frenagem e dirigibilidade melhor.

Um dos modelos da época – Foto: Divulgaçao

Incentivador

Por conta disso, a campanha publicitária da marca foi focada no público feminino. No cartaz, a presença da mulher era equivalente com o carro. A intenção era realmente incentivar as mulheres a adentrarem nesse mundo e comparem a ideia de ter o próprio veículo com características únicas.

SNE 2025 ganha reforço do Ministério do Empreendedorismo e consolida protagonismo em SP

Senninha: Curaprox lança kits de escovação para crianças com proposta divertida e inspirada em valores positivos

Setor gastronômico de Campinas se expande com a chegada da Embaixada do Chopp

5 cosméticos para evitar durante a gestação, alertam especialistas

Artigos relacionados