Quem não tem na memória o sabor do bolinho de chuva da avó? Ou do brigadeiro que comia nas festas infantis? Seja lá qual for a receita, a gastronomia sempre representou momentos através de sabores. E é sob essa ótica que acontece a 4ª edição da Campinas Restaurant Week.
Com a proposta de resgatar lembranças e trazer nostalgia, a cozinha afetiva, conhecida em inglês como “Comfort Food”, é o viés da edição, que traz as tradições de cada restaurante à tona.
O famoso festival oferece até 14 de novembro um menu completo fixo ao valor exclusivo de R$ 49,90 (almoço) e R$ 64,90 (jantar), e um menu plus, com ingredientes mais elaborados e um toque de chef, a R$ 59,00 (almoço) e R$ 74,90 (jantar). São mais de 30 restaurantes participantes em Campinas, Indaiatuba e Valinhos. Para conhecer, clique no link e confira o cardápio de cada um: https://restaurantweek.com.br/.
“A cozinha afetiva é uma grande tendência em todo o mundo porque, ao mesmo tempo em que atende a necessidade que todos temos hoje de conforto emocional, bem-estar e valorização do que é mais importante na vida, ou seja, nossos relacionamentos e vivências, também é uma experiência muito particular, de acordo com sua trajetória e momentos marcantes”, avalia o organizador da Restaurant Week no Brasil, Fernando Reis. “Pode ser aquela sobremesa especial, sempre presente nos aniversários em família, ou aquela sopinha quentinha e caseira de nossos avós, é sempre aquele sabor que nos transporta imediatamente para nossas memórias mais felizes”, diz.
Reis destaca que é exatamente por essas características que o tema Sabores da Infância e a Comfort Food se encaixam com perfeição no festival. “É possível encontrar entre 12 diferentes especialidades aquela mais significativa para a sua história pessoal e descobrir novas interpretações, leituras e combinações, assinadas por chefs renomados e nos restaurantes mais concorridos da região”, aponta. “Ao contrário do que muitos possam pensar, talvez por ter esse aspecto de acolhimento emocional, o maior consumo de receitas afetivas não se dá necessariamente em momentos de solidão ou aborrecimento”, ressalta. “Pesquisas mostram que 86% das pessoas escolhem essas iguarias quando estão muito felizes e 74% quando querem celebrar ou se recompensar por uma conquista”, revela. “Esperamos que participar da 14ª Campinas Restaurant Week, com cardápios completos a preços exclusivos e acessíveis, proporcione novas e memoráveis lembranças a todos”, conclui o organizador.
Ação social
Durante toda a vigência da Campinas Restaurant Week, o público poderá optar por adicionar o valor de um real no fechamento da conta, que será revertido para a Associação Anhumas Quero-Quero. Fruto da fusão de duas associações que já atuam há mais de uma década em Campinas, a entidade tem como missão principal ser agente de mudança e inclusão social, para uma convivência cidadã e pacífica. Esse propósito é concretizado por meio de projetos socioeducacionais para crianças e jovens que possibilitam a integração intergeracional, promovem a empregabilidade e o empreendedorismo. As atividades são multidisciplinares e agregam recursos como tecnologia, dança, artes, costura criativa e rodas virtuais de conversa sobre saúde mental. Para conhecer mais, visite o site.