Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Mestra Regina Shakti: confira a entrevista exclusiva para Campinas Cafe

Redação Graciolijunho 14, 2021

Com mais de 30 anos dedicados ao autoconhecimento e à espiritualidade, a Mestra Regina Shakti também contribui para levar novas possibilidades ao próximo, em seu Ashram, o Krishna Shaktí Ashram, espaço especializado ao direcionamento a práticas de filosofia de vida, como Yoga e Meditação. Localizado em Campos do Jordão (SP), o local é filiado do Ashram Sri Chaitanya Saraswat Math de Navaduip, na Índia, e permite que os visitantes busquem o bem-estar por meio de um revigoramento total do corpo, das emoções e da mente, através de uma tradição que perdura por mais de cinco séculos.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Adepta à prática desde os seus 11 anos, Regina é presidente do Instituto de Yoga de São Paulo e carrega em seu portfólio, atendimentos com personalidades como Xuxa, Rita Lee e Gilberto Gil. Confira um bate-papo exclusivo com a redação da Campinas Cafe.

Como foi seu encontro com a espiritualidade?

R.S: A minha formação começou em meu nascimento. Minha mãe foi a minha primeira mestra, pois sempre foi serva e devota de Jesus. Além da minha formação cristã, aos 11 anos comecei a praticar Yoga. E não considero que mudei de filosofia, porque a filosofia de vida do Yoga e do Cristianismo são bem parecidas. Um exemplo são os mandamentos cristão de não matar, não roubar e tudo mais, que também temos no Yoga. Enquanto fui crescendo, outras reflexões foram me chamando a atenção, como a questão de ser vegetariano, de ter autocuidado e a responsabilidade própria pelo autodesenvolvimento. E tudo isso foi me completando.

Como foi essa transição de descobrimento da filosofia?

R.S: Aconteceu quando comecei a prestar muita atenção na cultura do Oriente, em que as histórias acontecem milhares de anos antes de Jesus ter vindo. Por isso, comecei a indagar quem era o Deus que Jesus falava. Quem era o pai de Jesus, já que ele não estava falando de José? Então, eu fui buscar isso, fui entender, fui para Índia várias vezes, e compreendi que o pai de Jesus é Krishna. Na índia, não existe nenhum herói, nenhum deus superior que possa mais. Não tem nenhuma história em que Krishna perdeu uma batalha. Então, mergulhei de cabeça na filosofia indiana.

Yoga é uma religião?

Yoga tem relação com Deus, com a espiritualidade, mas yoga não é a religião. Yoga é divino, mas não é religião. Em qualquer religião, você vai se beneficiar ao praticar yoga. É algo tão poderoso quanto o sol. Ele está ali todos os dias, mas poucas pessoas lembram de reverenciá-lo.

Existem diversas vertentes do yoga, certo?

É importante ressaltar que são muitos e inúmeros tipos de yoga. Atualmente, as pessoas investem muito nas posições como atividade física. Elas são extraordinárias, mas é necessário que estejam alinhadas à filosofia. Enquanto você viver nesse corpo, essas posições são muito importantes, já que te mantem com a mente positiva, com o corpo harmônico e inspirado. Então, o Bhakti Yoga nos ensina que a gente não é o corpo, e é necessário investir na potência interna dele, na alma. Eu sou estudante de Bhakti Yoga há 35 anos. Eu pratico Hatha Yoga há 53 anos e ensino também. A minha vida todinha é dedicada ao yoga.

Trajetória na Quirologia

Estudo das características do indivíduo baseado na análise dos traços das mãos, a Quirologia também faz parte da trajetória de Regina há 50 anos.

Você é um dos maiores nomes da Quirologia brasileira. O que representa essa filosofia?

Quando eu leio as mãos de uma pessoa, eu leio a pessoa. É como alguém ir a sua empresa e dizer isso daqui precisa mudar. A mão esquerda não muda, e me dá todas as informações de como você chegou neste mundo. A mão direita muda e mostra para a gente que existe o livre arbítrio, e aponta características suas nesse momento da vida. Então, comparamos como você chegou neste mundo e o que você fez a partir disso. Medimos as características e linhas com régua e com compasso. Ou seja, eu comparo as diferenças de medidas da mão esquerda com a direita.

Qual a diferença entre Quirologia e Quiromancia?

Na Quirologia, você pega uma régua e faz cálculos da mesma forma que o mapa astral. A Quiromancia é o que os ciganos fazem: eles pegam na sua mão e o pensamento que vier é teu e não é dele. Ele pode ver a sua mãe, seu pai, tudo que estiver na sua cabeça. Isso está relacionado à adivinhação, à intuição. Por exemplo, eu leio tarot, mas eu evito falar porque eu não tenho como explicar, a quirologia eu consigo explicar. Por exemplo, a mão de um esquizofrênico: posso te mostrar 300 mãos de esquizofrênicos. É um trabalho exposto no mundo inteiro, é uma estatística. Só de doentes mentais eu tenho 20 mil impressões.

Como a pandemia é vista dentro dessa filosofia de vida?

Essa pandemia deixou bem claro que você precisa se segurar e estar com você mesmo. Você precisa ser responsável. Ficou muito claro a necessidade de cuidar da casa, do corpo, de mantê-los como o teu templo. É preciso estar atento aos exercícios físicos, ao comer muito pão, queijo e carne. Além disso, a respiração tem a ver com a mente. Muita gente faleceu de pânico. Então, é importante a gente segurar a própria onda, ser responsável por si próprio através do contato com você mesmo, com tempo para oração, para a meditação. Começamos a dar valor ao que realmente importa: o amor, aquela pessoa que olhou para a gente naquele momento de desespero, que segurou nossa mão, que ofereceu ajuda. Isso vale mais do que qualquer posição profissional, do que qualquer dinheiro deste mundo.

Celular na escola. Entre ajuda e distração: a proibição de uso de celulares na Educação Básica é a saída? 

Alto padrão: Maior edificio de Blumenau tem cobertura de R$ 13 milhões e piscina que remete à praia.

SÉRIE DOCUMENTAL ‘DOSSIÊ CHAPECÓ: O JOGO POR TRÁS DA TRAGÉDIA’ CHEGA AO ID EM 28 DE NOVEMBRO 

Vera Cruz é o primeiro hospital do país a aplicar anticorpoVSR na maternidade

Artigos relacionados