Para tornar sua quarta-feira mais especial e sair da rotina, que tal uma receita deliciosa para degustar a luz de velas?! Pensando naqueles dias que você está com vontade de comer algo diferente junto com a pessoa que mora com você, a redação da Campinas Cafe separou pratos especiais para preparar no conforto de sua casa e diferenciar sua noite. Confira!
Mil-folhas de batata
Ingredientes:
- 1 kg de batata;
- 3 ramos de tomilho;
- ¼ de xícara (chá) de azeite;
- 1 colher (chá) de sal;
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
- azeite para untar o refratário.
Modo de preparo:
- Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Unte com azeite um refratário quadrado de 17 cm.
- Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente e seque com um pano de prato.
- Com um fatiador de legumes, corte as batatas em fatias finas e longas, no sentido do comprimento – as fatias devem ser finas mesmo, com cerca de 0,3 cm, do contrário podem ficar encruadas ao assar.
- Transfira as batatas para uma tigela grande, junte os ramos de tomilho debulhados, tempere com o sal, pimenta a gosto e regue com o azeite. Misture bem com as mãos para soltar as fatias e envolver toda a superfície com azeite.
- Para a montagem: disponha as fatias de batatas no refratário untado, perpendicularmente ao fundo, uma sobreposta a outra até preencher todo o refratário – para ficar mais fácil, vá segurando as batatas com uma das mãos e encaixando as outras, assim elas permanecem de pé e não escorregam para o fundo do refratário. Não se preocupe em deixar as batatas retinhas, quanto mais rústico ficar, mais interessante será o resultado.
- Cubra o refratário com um pedaço de papel-alumínio e leve ao forno para assar por 20 minutos – nesse tempo as batatas vão cozinhar no próprio vapor.
- Com cuidado para não se queimar, retire o papel-alumínio e volte o refratário ao forno para assar por mais 40 minutos, até as batatas ficarem bem douradas nas pontas e macias no centro. Retire do forno e sirva a seguir.
Risoto de gorgonzola e pêra
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de arroz para risoto;
- 1 cebola;
- 1 cenoura pequena;
- ⅓ de xícara (chá) de salsão (talos e folhas);
- 1 mini pêra;
- caldo de ½ limão;
- 1 pêra seca ;
- ¼ de xícara (chá) de vinho branco;
- 500 ml de água;
- 1 folha de louro;
- 2 cravos-da-índia;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- ⅓ de xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado;
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
Modo de preparo:
- Faça o pré-preparo: descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos. Pique fino a outra metade. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador. Pique o talo de salsão em cubinhos. Corte a pera seca em cubos de 1 cm.
- Leve a panela de pressão sem a tampa ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura e o salsão e refogue por mais 2 minutos.
- Acrescente o arroz e misture bem para envolver todos os grãos com o azeite. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água, a pera seca picada, a cebola cravejada e a folha de salsão. Tempere com sal e pimenta a gosto, tampe a panela e aumente o fogo.
- Enquanto isso, lave e seque a minipera. Corte a fruta em cubos de 1 cm, descartando as sementes. Transfira para uma tigela pequena, regue com o caldo de limão para não escurecer e reserve (se quiser usar outra pêra, considere ½ xícara (chá) cortada em cubos).
- Assim que começar a sair vapor pela válvula da panela de pressão, diminua o fogo para médio e conte 3 minutos — esse é o tempo exato para o risoto não passar do ponto. Enquanto isso, leve uma chaleira com 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver.
- Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.
- Depois que todo o vapor sair, abra a tampa da panela. Com uma pinça, pesque e descarte a cebola cravejada e a folha de salsão. Volte a panela ao fogo médio e mexa por cerca de 5 minutos, até o risoto ficar cremoso al dente — se necessário, vá regando com a água fervente para manter o risoto bem úmido. Se preferir, adicione a manteiga e deixe o risoto tampado com o fogo desligado enquanto separa os pratos e arruma a mesa, ele atinge o ponto sozinho com o calor residual da panela.
- Acrescente a manteiga, o queijo parmesão, o queijo gorgonzola e misture bem. Junte a minipera cortada com o caldo de limão e misture delicadamente para não desmanchar. Transfira o risoto para uma tigela e sirva a seguir com a farofinha de pão.
OBS: se não tiver mini pêra, pode usar ½ xícara (chá) de pêra portuguesa cortada em cubos.
Macarrão ao molho verde de espinafre
Ingredientes para farofa:
- 1 xícara (chá) de farinha de milho amarela (flocada);
- ½ pimenta dedo-de-moça;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- ¼ de xícara (chá) de castanhas-do-pará;
- sal a gosto.
Modo de preparo da farofa:
- Pique grosseiramente as castanhas-do-pará. Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça em rodelas finas (se quiser uma farofa menos apimentada descarte as sementes). Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
- Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte as castanhas picadas e mexa por 2 minutos para perfumar. Acrescente a pimenta picada e mexa por 1 minuto.
- Tempere com sal e adicione a farinha de milho aos poucos, misturando bem para incorporar. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 2 minutos para a farofa ficar crocante. Reserve numa tigela.
- OBS: a farofa de castanha com pimenta rende 1 xícara (chá) e pode ser armazenada por até 5 dias na geladeira. Na hora de servir, aqueça novamente na frigideira.
Ingredientes macarrão:
- ½ maço de couve;
- 200 g de macarrão espaguete (ou outra massa longa de grano duro);
- 1 ovo;
- 1 dente de alho;
- caldo de ½ limão;
- ¼ de xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- sal e pimenta-do-reino moída na hora.
Modo de preparo macarrão:
- Lave e seque as folhas de couve. Descarte o talo central e corte as folhas em pedaços grandes. Descasque o dente de alho.
- Leve uma panela grande com 3 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e mergulhe as folhas de couve. Deixe cozinhar por 3 minutos, até a couve ficar macia. Com uma escumadeira (ou pinça), transfira as folhas para o liquidificador. Reserve.
- Acrescente o macarrão na água fervente e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente – mexa de vez em quando para cozinhar por igual e um macarrão não grudar no outro.
- Quando faltar 2 minutos para o tempo de cozimento do macarrão, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento para preparar o molho.
- No liquidificador, bata a couve com o azeite, o alho, o caldo de limão, o queijo meia-cura e ⅓ de xícara (chá) da água do cozimento do macarrão, até ficar liso.
- Numa tigela pequena, quebre o ovo e transfira para o liquidificador — se ele estiver estragado você não perde a receita. Tempere com sal e pimenta a gosto e bata por 1 minuto apenas para incorporar.
- Assim que estiver cozido, escorra o macarrão e volte-o para a panela — nem precisa lavar nem secar a panela. Junte o molho de couve e misture bem — o calor da massa é o suficiente para cozinhar o ovo e formar um creme. Volte a panela ao fogo baixo e adicione o restante da água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula, até formar um molho espesso. Sirva a seguir com a farofa de castanha.