Entender quais são as profissões que estarão em alta nos próximos anos é primordial para que o indivíduo do século XXI se prepare para as mudanças. Diversas atividades não são mais necessárias no mercado, já que o avanço da tecnologia diminui certas demandas e gera outras. Um estudo desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, aponta que 35% dos atuais empregos no país correm o risco de serem automatizados nas próximas duas décadas. Tudo isso faz com que os profissionais fiquem desatualizados, ainda que tenham curso superior.
De acordo com o professor do curso de Instalação e Integração de
Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede, da EXTECAMP/UNICAMP, Marcelo Villalva, investir em educação continuada é a solução para que não exista essa ruptura entre as exigências do mercado e o preparo do profissional. “O estudante se beneficia, pois os cursos são meios para transferência de conhecimentos para um amplo conjunto de atores, de pessoas já formadas que atuam em empresas, e organizações públicas e privadas, profissionais liberais e pessoas interessadas em desenvolver habilidades”, conta.
Por isso, profissionais de todas as idades já se preparam para o mercado do futuro. Um exemplo é o curso de extensão da EXTECAMP/UNICAMP, que busca estudar cidades inteligentes no que diz respeito à funcionalidade dos sistemas atuantes dentro do território urbano (sistema de saneamento, energia, mobilidade e segurança). Além disso, trará para a sala de aula pesquisas sobre a digitalização das cidades, que favorece uma nova dinâmica a ser estabelecida através desses sistemas, conectando habitantes, processos e devices.
Enquanto muitos ainda relacionam tudo isso a uma distopia futurista, profissionais já se preparam para essas exigências. “No mercado de trabalho, o estudante ou profissional consegue se destacar e agregar ainda mais credibilidade em seu currículo e é este dinamismo que os cursos de extensão proporcionam em um curto espaço de tempo: mais experiência, reconhecimento e bagagem para sua carreira”, explica o professor responsável do curso sobre Smart Cities, Prof. Dr. Yuzo Iano.