Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Profissionais voltam à universidade para encarar o cenário dos próximos anos

Redação Graciolioutubro 4, 2019

Profissionais universidade

Entender quais são as profissões que estarão em alta nos próximos anos é primordial para que o indivíduo do século XXI se prepare para as mudanças. Diversas atividades não são mais necessárias no mercado, já que o avanço da tecnologia diminui certas demandas e gera outras. Um estudo desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, aponta que 35% dos atuais empregos no país correm o risco de serem automatizados nas próximas duas décadas. Tudo isso faz com que os profissionais fiquem desatualizados, ainda que tenham curso superior.

Profissionais universidade
Marcelo Villalva

De acordo com o professor do curso de Instalação e Integração de
Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede, da EXTECAMP/UNICAMP, Marcelo Villalva, investir em educação continuada é a solução para que não exista essa ruptura entre as exigências do mercado e o preparo do profissional. “O estudante se beneficia, pois os cursos são meios para transferência de conhecimentos para um amplo conjunto de atores, de pessoas já formadas que atuam em empresas, e organizações públicas e privadas, profissionais liberais e pessoas interessadas em desenvolver habilidades”, conta.

Profissionais universidadePor isso, profissionais de todas as idades já se preparam para o mercado do futuro. Um exemplo é o curso de extensão da EXTECAMP/UNICAMP, que busca estudar cidades inteligentes no que diz respeito à funcionalidade dos sistemas atuantes dentro do território urbano (sistema de saneamento, energia, mobilidade e segurança). Além disso, trará para a sala de aula pesquisas sobre a digitalização das cidades, que favorece uma nova dinâmica a ser estabelecida através desses sistemas, conectando habitantes, processos e devices.

Enquanto muitos ainda relacionam tudo isso a uma distopia futurista, profissionais já se preparam para essas exigências. “No mercado de trabalho, o estudante ou profissional consegue se destacar e agregar ainda mais credibilidade em seu currículo e é este dinamismo que os cursos de extensão proporcionam em um curto espaço de tempo: mais experiência, reconhecimento e bagagem para sua carreira”, explica o professor responsável do curso sobre Smart Cities, Prof. Dr. Yuzo Iano.

Galleria Shopping dá início às celebrações de Natal com festa de chegada do Papai Noel

Vivo Música apresenta show inédito e gratuito em Campinas

Com abertura do Irajá Redux, Parque Dom Pedro chega a 14 novas operações em 2024

Multi Arena EP FM recebe grandes nomes da música nacional e internacional em temporada de shows em novembro

Artigos relacionados