A dor nas costas, seja ela causada por má postura, tensão ou problemas na coluna, é uma das queixas mais comuns e atinge um grande número da população brasileira. Ao contrário do que muitos imaginam, o exercício físico é um forte aliado para prevenir ou melhorar essas dores, desde que proposto e feito com a orientação de um especialista.
Rafael Oliveira, educador físico da SELFIT Academias, indica quais são as atividades mais recomendadas para quem deseja manter uma rotina de exercícios e lidar com o desconforto.
Confira abaixo as atividades mais indicadas para aliviar as dores nas costas:
Alongamento
É essencial a orientação de um profissional para o alongamento geral ou específico, antes e após, para os grupos musculares exigidos no programa de treinos.
Exercícios aeróbicos
Os mais recomendados dentre eles são a corrida e bicicleta ergométrica, desde que a pessoa não tenha nenhuma questão de saúde que possa ser impactada com essas atividades. Importante lembrar que é bom tomar cuidado com exercícios de maior impacto, como a corrida.
Musculação
É uma boa opção para quem tem problemas na coluna, mas é essencial realizar um treino com equilíbrio para não exercitar mais um grupo muscular do que outro. Importante estar atento também à postura durante a execução dos exercícios para não ter nenhum tipo de complicação quando começar ou finalizar.
Pilates
É um forte aliado quando há dor nas costas, pois melhora a postura e a condição física, além de tonificar os músculos.
Exercícios na água
A natação e a hidroginástica são atividades indicadas para prevenção e melhoria das dores nas costas por serem aeróbicos de baixo impacto e aliviarem o peso do corpo sobre a coluna.