Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora

Lei que proíbe fornecimento de canudos é aprovada em São Paulo

Redação Graciolijunho 14, 2019

canudos

Nesta quinta-feira, dia 13, foi aprovada na Assembleia a lei que proíbe o fornecimento de canudos de plástico em restaurantes, bares, padarias, hotéis e demais estabelecimentos no Estado de São Paulo. Para substituir o material, a lei prevê o uso de canudos de papel reciclável, material comestível ou biodegradáveis, que devem ser embalados em envelopes fechados feitos do mesmo material.

Como justificativa para aprovação da Lei, o deputado Rogério Nogueira (DEM) lembra que a proibição da utilização do material já é aplicada em grandes centros urbanos do mundo, como Estados Unidos e França, que tem como objetivo combater a poluição ambiental e consequentemente a ingestão desses materiais por animais.

“Se não houver um controle político eficiente nessa questão, até o ano de 2050 os oceanos do planeta terão mais plástico do que peixes. Estamos, de fato, diante de uma situação extremamente séria e que, sem dúvida, merece total atenção por parte do Parlamento Bandeirante”, afirma o deputado em texto divulgado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O Poder Excecutivo regulamentará a Lei no prazo de 12 meses e os valores arrecadados da aplicação da multa será destinado a programas ambientas.

Formas de substituir o canudo de plástico

Com ativação gratuita “Dr. Run”, Escape 60’ Campinas marca presença inédita na 40ª Corrida Integração

Urban Arts recebe exposição de fotos contemporâneas do fotógrafo Fred Fernandes

Brasil em peso em Dubai: reservas de brasileiros crescem 82% em 2025

Rio de Janeiro será palco do 45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior em outubro

Artigos relacionados