Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Produtividade na Copa

Redação Graciolijulho 3, 2018

rubens HD

Por Raíssa Zogbi

Greves, Copa do Mundo, eleições. Esses são apenas alguns motivos que podem deixar os dias de trabalho pouco produtivos. A verdade é que na era da informação, com a velocidade da internet e as facilidades das tecnologias, os estímulos externos chegam a todo instante. Saber lidar com eles para manter o foco e não perder a produtividade pode ser um grande desafio. Conversamos com o professor Rubens Pimentel Neto, docente da disciplina de Foco e Produtividade na Inova Business School, que deu dicas para driblar a barreira e virar o jogo! Acompanhe.

Como funciona a relação entre foco e produtividade?
Pesquisas mostram que é mais produtivo quem faz uma coisa de cada vez e termina a tarefa. Quem tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo ou interrompe com frequência as atividades, em geral, entrega menos, têm qualidade de vida pior e é uma pessoa mais ansiosa e estressada.

Com notícias a todo instante, como fica a produtividade nas empresas?
Esta é a hora para aprendermos a lidar com momentos de imprevistos e incertezas. O melhor que as empresas podem fazer é prover suas equipes com informações e serem assertivos e claros nas decisões que irão tomar. Produtividade tem a ver com foco e foco tem a ver com tranquilidade, confiança e conhecimento do que se espera de cada um.

Da parte dos funcionários, existe técnicas para manter o foco?
Sempre recomendo dois protocolos comportamentais muito eficientes: conversa clara com líder e colegas para organizar os momentos de foco no trabalho e momentos para dar atenção aos demais e o uso de uma ferramenta chamada Pomodoro. Esta ferramenta, porém, é muito mais eficiente quando adotada por toda a equipe. Fica uma uma dica para líderes e empresas.

Como estimular os funcionários?
Cada líder deve analisar e entender em que condições cada membro produz mais. Um dos principais papeis do líder é estimular sua equipe a ser produtiva e isto é uma tarefa individualizada.

Ferramentas como email e WhatsApp criaram uma nova dinâmica de trabalho. Como isso afeta as empresas?
A necessidade de comunicação continua a mesma, potencializada. No entanto, conhecer o uso de cada ferramenta é de bom tom e pode melhorar a produtividade.  E-mail e WhatsApp são ferramentas assíncronas, ou seja, eu escrevo agora e você lê quando decidir ler. Exigir que as pessoas estejam de prontidão esperando nossa comunicação para nos responder de imediato, não só é improdutivo como de muito mau gosto. Líderes que exigem respostas imediatas de sua equipe são os líderes que menos estimulam suas equipes e os que tem as equipes menos produtivas. “De brinde” são os mais estressados e os que trabalham de forma mais improdutiva também.

É comum ouvir reclamações sobre “falta de tempo”. O que você pensa sobre isso? 
Todos, sem exceção, temos 24 horas por dia. Não há falta de tempo, o que há são escolhas conscientes ou inconscientes por executar tarefas que não são importantes e não se traduzem em resultados.

Existem técnicas para aumentar o foco e produtividade?
A primeira que recomendo é conhecer claramente os objetivos, pessoais e profissionais. No caso de foco e produtividade, o planejamento deve ser praticado semanalmente e diariamente. O primeiro para te dar grande visibilidade do que é possível produzir na próxima semana e o planejamento diário para que você prepare o dia de trabalho e ganhe condições de recusar atividades que desviem do foco principal. Uma dica: nunca comece o dia lendo e respondendo e-mails, esta é a forma mais eficaz de trabalhar no projeto dos outros e não nos seus e mais importantes para sua empresa.

As empresas e líderes ainda estão distantes deste tema. Por que?
As empresas ainda acreditam que quantidade de trabalho, velocidade e poder resolvem tudo. Isso era verdade na revolução industrial. Na era da tecnologia, informação e conhecimento deixou de ser verdade e está destruindo produtividade e foco.

Rubens Pimentel Neto formou-se em Comunicação com ênfase em Marketing pela ESPM, possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP, e dirige a Trajeto Desenvolvimento Empresarial, empresa de Consultoria, Treinamento e Coaching S.A. É autor do livro “A Venda com Corpo, Mente e Alma”. 

Novidade Miolo Seleção Rosé 2024

Festival da Lua une tradição e tecnologia chinesas em evento gratuito em Campinas

Gastronomia brasileira brilha na 20ª Campinas Restaurant Week com menus que exaltam ingredientes regionais

Gastronomia Hospitalar: Uma comunhão de talentos

Artigos relacionados