Publicidade

O inverno já está na reta final, mas nestas últimas semanas certamente não faltarão ocasiões para provar bons pratos quentes que fazem sucesso na estação. E para deixar as refeições ainda mais especiais, vale escolher um bom vinho para escoltá-las. Para facilitar a sua decisão, pedimos para sommeliers que atuam em renomados restaurantes da cidade algumas dicas de rótulos que são escolhas certeiras para acompanhar esses preparos. Veja:

Vinho + risoto

“O vinho tinto italiano Rosso di Montalcino Casanova di Neri 2015 é excelente para harmonizar com risotos que tenham carne vermelha em sua preparação, como um risoto de filé mignon com funghi, por exemplo. Este vinho também é indicado para acompanhar risotos preparados com carne seca e linguiça.  Um ícone com tradição, austeridade e frescor inigualável, que enriquecerá muito a experiência da refeição. Deve-se decantar uma hora antes do consumo”.

Ana Galliano
Head-Sommelière do Grupo Olivetto

Vinhos para harmonizar com comidinhas de frio

Vinho + fondue

“O vinho branco americano Painther Bridge Chardonnay safra de 2015, do produtor J. Lohr, é perfeito para acompanhar uma fondue de queijo. Produzido no sul da Califórnia, é composto por 88% de uva chardonnay e o restante de outras variedades, entre elas a Riesling Itálico, para equilibrar a acidez. Sem passagem de madeira, a bebida tem aromas de flor de laranjeira, pêssego maduro e abacaxi”.

Agnaldo Souza
Sommelier do Royal Palm Plaza

Vinhos para harmonizar com comidinhas de frio

Vinho + sopa

“O vinho tinto chileno Reserva da Viña Ventisquero 2016, da uva Pinot Noir, é um ótimo acompanhante para uma sopa de legumes com carne, por ser um vinho leve, frutado, com taninos suaves e boa acidez, ressaltando os sabores do prato”.

Rogério Santos
Sommelier do Barbacoa Campinas

Vinhos para harmonizar com comidinhas de frio

Vinho + massa

“O vinho branco uruguaio Garzón Reserva Albariño 2017 produzido pela Bodega Garzón harmoniza bem com uma massa com camarões, lula, molho thai, coentro e castanhas. A bebida feita com 100% de uva Albariño tem aromas cítricos, florais, frutas brancas e sutil mineralidade. A similaridade entre os elementos do prato garante uma combinação única. O coentro vai bem com o herbáceo leve que o vinho remete na boca; a mineralidade da bebida combina muito com os camarões e lula, e a untuosidade do vinho com o molho Thai ainda contrastam bem com a crocância das castanhas. Juntos, o prato e a bebida são harmônicos, ricos, complexos e de ótima persistência”

Silas Honorato
Sommelier do D’Autore Restaurante

Vinhos para harmonizar com comidinhas de frio

Vinho + peixe

“Se você deseja servir salmão, uma carne macia e tão apreciada no Brasil, com um bom vinho, sugerimos o La Vielle Ferme Rose. Ele é leve e cheio de frescor, ideal para quem quer experimentar algo diferente dos brancos. O delicioso Bourgogne Pinot Noir Masson Dubois, francês, da região da Borgonha, apresenta aromas de frutas vermelhas, com toques de carvalho. Na boca é macio, leve, de corpo médio e boa persistência. É um vinho jovem e agradável”.

Leandro Gomes
Sommelier à frente da WINECLOUD

Vinhos para harmonizar com comidinhas de frio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

11 − 4 =