Por Carla Bianco                                                        

Carla Bianco fala sobre varandas gourmet
           @cacabianco

As varandas gourmet ganharam espaço em quase todos os novos empreendimentos imobiliários. Palco de confraternizações, ela é um refúgio da vida moderna, incentivada pela demanda crescente por um estilo de vida mais natural e desacelerado. Aliás, o termo “gourmet”, de origem francesa, refere-se atualmente ao prazer de preparar a própria comida e servi-la acompanhada de boas bebidas e companhias, para degustar e celebrar pequenos e fundamentais momentos da vida.

Hoje, com ambientes integrados, a varanda está, muitas vezes, agregada à sala de estar ou à cozinha. E se você pensa em fazer uma no seu apartamento, lembre-se que é necessário uma autorização do condomínio, especialmente se a reforma envolver a retirada de paredes. Aqui vão algumas dicas de como decorar esse espaço!

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Móveis

Aqueles que você usa em uma sala de estar, jantar e até mesmo em uma varanda simples. Ou seja, sofás, poltronas, bancos e espreguiçadeiras são algumas das peças que podem transformar a sua varanda gourmet numa área de estar da sua casa. Redes, pufes e mesa de jantar completam o ambiente. Mesmo que a varanda seja coberta, a luminosidade natural pode danificar os móveis e utensílios, por isso, o melhor é optar por mobília feita em material sintético para obter o máximo de resistência contra a ação das intempéries. Para trazer mais cor e a sensação de aconchego, abuse das mantas e almofadas.

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Eletrodomésticos e utensílios

Se a ideia é cozinhar e receber os amigos para refeições, é interessante pensar em itens como: pia, geladeira ou frigobar, um fogão ou cooktop, coifa, adega e  cervejeira. Para as louças, panelas e talheres você pode investir em peças de cores vivas e alegres, ou louças de barro, cerâmica e ferro.

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Objetos para decoração

Nas paredes, é possível apostar em objetos além de quadros. Louças e panelas são opções criativas. Prateleiras e nichos também ajudam a organizar e decorar. E não deixe de fora os vasos de plantas, eles ajudam a dar um ar aconchegante.

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Bancada

Ideal para um apartamento pequeno, a bancada é um elemento que pode servir como base para o preparo de alimentos e bebidas. Se for utilizada no apoio das refeições, deve ser acompanhada de um conjunto de banquetas altas. Não deixe de optar por uma peça com revestimento durável e bonito, como mármore, madeira ou granito.

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Churrasqueira e forno a lenha

O famoso cantinho do churrasco não pode faltar na varanda gourmet. Ela pode ser de tijolinhos, inox ou cerâmica e até portátil. A churrasqueira também pode vir acompanhada de um fogão e forno a lenha.

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Fechamento com vidro

Já que a intenção da varanda gourmet é promover maior intimidade e socialização dos convidados, deixar o ambiente integrado à casa é muito importante. Para isso, vale fechar o ambiente com blindex ou vidro. O tipo mais usado é a cortina de vidro, que também pode ser aberta para arejar. Além de dar mais intimidade, essa opção ainda ajuda a proteger o local do frio e da chuva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

dezessete + dezessete =