Publicidade

Por Prof. Rodrigo Domingues                                         

Eis aqui um dos mais recorrentes questionamentos nas academias ou em locais de treinamentos físico: mulheres podem fazer muita força? Elas vão ficar com o corpo diferente, com seus músculos à mostra? De antemão já digo que não, não ficarão musculosas. Para atingir o nível de alterar a aparência, o treinamento terá que ter uma dedicação e intensidade que dificilmente é viável, até por uma questão de tempo da pessoa, não obstante todo o rigor necessário ao alto rendimento, incluindo alimentação.

Entretanto, algumas ponderações também cabem. Uma das mais importantes é elucidar que a massa muscular da mulher é diferente no quesito quantidade de miofibrilas, ou seja, os músculos delas são menos densos e por isso aumentam menos de volume (hipertrofia). É uma questão meramente genética onde o número total destas estruturas é menor, razão que também colabora para que elas pesem menos, em média.

Para ilustrar melhor esta coluna, conversei com a professora Marina Gomide. Hoje com 27 anos, ela é uma praticante assídua e intensa da musculação, buscando altos níveis de força e rendimento. No entanto, quem a vê, logo percebe que, apesar de seus três títulos de powerlifting (levantamento de peso), sua estrutura física é basicamente o objetivo das mulheres, onde o percentual de massa muscular se sobrepõe ao de massa gordurosa. Marina ainda ressalta a importância para fins de saúde, onde não se trata somente de estética ou força, mas ossos também se fortalecem, reduzindo drasticamente os riscos de osteoporose e lesões.

Para tanto, a treinadora e campeã, sugere que, após um período de adaptação ao treinamento físico, as séries se façam entre 8 e 15 repetições, usando para isso a sua carga máxima, ou seja, buscando seus limites. Claro, tenha sempre orientação profissional!

Ou seja, a hipertrofia no público feminino requer um trabalho muito específico e de alto desempenho. Em linhas gerais, a musculação para mulheres é sempre muito bem-vinda, e mesmo treinando firme, seus músculos não ficarão saltados. O que se consegue com a regularidade e dedicação é a rigidez e a saúde. Você pode e deve ir além às aulas típicas de ginástica. A força de seus músculos, inclusive, irá preservar suas articulações durante aquela corrida, aula de step, artes marciais ou dança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

dezesseis + 7 =