Por Mariana Arruda

A paixão que começou nas festinhas de família foi parar em rede nacional. É assim que se resume a trajetória de Samira Ghannoum, confeiteira que conquistou a primeira colocação no programa Bake Off Brasil, no SBT. “Sempre gostei de confeitaria, mas não tinha como trabalhar fora porque era casada, tinha uma filha atrás da outra. Aprendi a fazer as coisas vendo na TV e na internet. Nunca tive condições financeiras e nem condições de sair por causa das meninas”, conta.

De acordo com Samira, foi a filha mais velha que a inscreveu no programa. “Eu achava que não iam me chamar por ser desse jeito, por usar véu, me vestir assim. Mas, eles me convidaram justamente por conta disso, por ser diferente”, explica. De trás dos panos à primeira colocação do programa, a dona de casa de 42 anos, venceu a competição ao conseguir fazer um bolo de casamento em duas horas diante dos outros finalistas Marília Rosenberg e Ayrton Boffo, além de disputar com outros nove concorrentes ao longo do Bake Off.

Trajetória de Samira Ghannoum
Foto: Mariana Arruda

Filha de libaneses, Samira foi a primeira mulher convertida ao Islã que participou do programa. De acordo com a confeiteira, participar do Bake Off Brasil foi uma maneira de mostrar às pessoas que as muçulmanas são mulheres como as outras. “Todo mundo vinha falar que imaginava que podia ser diferente, que não imaginava que podia conversar com uma mulher, que podia aparecer na TV, mas é tudo normal. Não entendem que é tudo normal”, completa.

Segundo Samira, apesar de ser criada com costumes árabes, ela reproduz fielmente os pratos brasileiros. “A única coisa que aconteceu no programa e que eu não pude fazer foi um doce com bebida alcoólica, porque a religião islâmica não aceita”, conta. Apesar desses detalhes, a confeiteira explica que ama e não abre mão do que aprendeu a fazer por aqui. “Nossa cultura é árabe, mas a gente não deixa de fazer um estrogonofe ou uma lasanha”, finaliza.

Receita: Osmalie – Doce Árabe

Osmalie - Doce Árabe 

Ingredientes:

250g de macarrão cabelo de anjo
2 colheres de manteiga

Creme:
2 xícaras de leite em pó
1 1/2 xícara de água
1/4 de xícara de farinha de trigo
100g de creme de leite

Calda:
250 ml de água
500g de açúcar
1/2 xícara (café) de água de flor de laranjeira
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo: Em uma panela, refogue o macarrão na manteiga até dourar. Reserve. Para o creme, coloque água, leite em pó e farinha de trigo no liquidificador. Bata até ficar homogêneo. Leve numa panela e mexa até engrossar. Retire do fogo e acrescente o creme de leite. Rserve. Para a calda, leve a água, o açúcar e o limão ao fogo. Deixe ferver até ponto de fio fraco, desligue o fogo e coloque a água de flor de laranjeira. Na montagem do doce, coloque metade do macarrão ninho dourado na manteiga em um refratário. Por cima, despeje todo o creme e acrescente o restante do macarrão. Sirva regado com calda de flor de laranjeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

14 − onze =