A pandemia de covid-19 impactou diversos setores da economia, inclusive o turismo. Com o retorno gradual, todo o segmento precisou se adaptar aos protocolos de biossegurança e aos novos hábitos sociais, principalmente na hora de viajar.

No Brasil, o turismo é um dos principais setores da economia e permite impulsionar a geração de emprego e investimento ao longo dos anos. Pensando nisso, a Campinas Café separou algumas tendências de acordo com a Decolar neste ano de 2022.

TRABALHAR NA VIAGEM

A pandemia mudou paradigmas no ambiente de trabalho. O número de horas dentro de um escritório deixou de ser um indicador de produtividade. Empresas e profissionais viram que é possível ser eficiente em casa, e agora esse hábito passou a fazer parte da vida de muitos viajantes que unem lazer e trabalho.

“Notamos novos perfis de viajantes e novas tendências. Uma tendência que veio para ficar é o anywhere office, que permite uma frequência maior nas viagens de lazer, dado que as pessoas podem trabalhar em lugares distintos”, destaca Tiago Lopes, diretor de Sourcing da Decolar. “Existe também o turista que antes viajava para o exterior e que, em função da pandemia, está preferindo descobrir novas experiências pelo Brasil, como gastronomia, aventura, turismo rural”, lembra Tiago Lopes. Ele lembra também que alguns viajantes seguem optando por destinos próximos, até 3 horas de carro, aumentando a frequência de viagens mais curtas.

O setor hoteleiro se preparou para o anywhere office, proporcionando tranquilidade para o trabalho e lazer para os momentos livres. Em muitos hotéis, áreas sociais mais amigáveis foram organizadas para trabalhar, com espaços discretos adequados para videoconferências. Também é oferecido um melhor serviço de wi-fi, que abrange não só o lobby do hotel, mas também outras áreas comuns, como piscinas e até parte da praia. Há hotéis que oferecem estações de trabalho e também serviço de room office, que transforma o quarto em um escritório. A Decolar tem opções de hospedagens que seguem os protocolos e tarifas flexíveis, caso o cliente precise alterar a data.

FOCO NA NATUREZA

Hoje, mais do que nunca, os viajantes querem desfrutar do contato com a natureza, o que tornou os destinos que proporcionam isso protagonistas na retomada do turismo. Levantamento da Decolar mostra que Maceió, Porto Seguro, Natal, Porto de Galinhas e Ilhabela são os destinos mais procurados para hospedagem no primeiro semestre deste ano.

CONFORTO E PRIVACIDADE 

As novas dinâmicas sociais que se originaram da pandemia levaram os brasileiros a valorizar alguns fatores, como segurança e privacidade na hora de viajar. Embora o aluguel de carros já seja algo consolidado em viagens internacionais, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, aumentou o interesse pelo aluguel de carros em destinos nacionais, principalmente para viagens até 3 horas.

EXIGÊNCIA AGORA É MAIOR

Os consumidores estão cada vez mais atentos aos detalhes na hora de planejar suas viagens. Os pacotes de viagem estão cada vez mais em alta e continuarão a assumir grande relevância neste ano de 2022. Agências e companhias de viagens oferecem a opção de o cliente poder montar o pacote de viagem do seu jeito, escolhendo o voo e hotel que deseja, gerando uma economia de até 35% em comparação ao que é pago comprando os produtos separadamente. Além de condições de pagamentos mais amigáveis, com boletos bancários, pix e parcelamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui