Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Sesc São Paulo promove mais de 80 atividades na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Redação Gracioliagosto 1, 2019

Semana Mundial do Aleitamento Materno

O Sesc São Paulo realiza a primeira edição do projeto Do Peito ao Prato”, que aborda a importância da alimentação adequada nos dois primeiros anos de vida, reconhecendo-a como decisiva para a saúde nesta primeiríssima infância e com reflexos por toda a vida adulta. As atividades ocorrem concomitante à Semana Mundial do Aleitamento Materno, período anual em que mais de 160 países promovem a amamentação como alimento essencial para essa faixa etária. Reunindo 81 atividades gratuitas, o projeto intensifica a gama de ações educativas, participativas e vivenciais sobre alimentação e segurança alimentar ofertadas pelo Sesc São Paulo durante todo o ano.

No Sesc Campinas, em 6 de agosto, haverá o bate-papo “Amamentação: mitos e desafios”, com as doulas Mariane Liston, educadora perinatal e consultora de aleitamento materno, e Raquel T. Ruiz, nutricionista materno-infantil e terapeuta ortomolecular, para oferecer mais informações sobre o assunto, esclarecer dúvidas e desmistificar questões sobre essa fase tão importante para pais e bebês.

No Sesc Jundiaí, em 3 de agosto, às 10h, haverá o a oficina “Amamentação: como se preparar?” Nesta roda de conversa com mães, gestantes e suas famílias, incluindo bebês, companheiros, companheiras, avós e outros interessados, serão abordados a importância do apoio de todos, principalmente nos primeiros dias, quando acontecem os maiores desafios. A mediação será da psicóloga Maria Fernanda Nogueira, especializada em perinatalidade e parentalidade.

No dia 7, a palestra “Primeiro Prato” trará a especialista em nutrição materno-infantil Ana Paula Sanches, como orientações sobre como promover uma introdução alimentar adequada a partir dos 6 meses de vida dos bebês.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

“Por meio das ações propostas, o Sesc convida à reflexão sobre práticas alimentares nos primeiros anos de vida, entendendo-as como medidas de proteção à saúde infantil e contribuintes na constituição de indivíduos mais saudáveis”, salienta o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até os 6 meses, o bebê só precisa do leite materno. E a amamentação continuada, combinada com a introdução alimentar, até os 2 anos ou mais, traz benefícios para a sua saúde na infância e por toda a vida, influenciando para que as crianças desenvolvam maior inteligência, além de contribuir para a construção de laços afetivos entre mãe e bebê.

O Sesc São Paulo, consciente dessa importância, propõe atividades em diversas de suas unidades, distribuídas por todo o estado de São Paulo, voltadas não só para a mãe e o bebê, mas para todos que participam direta ou indiretamente deste processo. Para que o aleitamento seja bem-sucedido, as mulheres devem receber apoio desde o período de gravidez. Assim, a organização da rotina intensa, estabelecida com a chegada de um novo membro à família, bem como a superação de dificuldades que possam surgir, poderão ocorrer de maneira mais tranquila e natural. “A família, os amigos, os companheiros, as empresas e toda a sociedade também amamentam. Amamentam quando compartilham as outras tarefas de cuidados com o bebê. Amamentam quando não constrangem a mulher que dá de mamar. Amamentam quando esclarecem e protegem de julgamentos ou informações confusas, mitos ou desestímulos”, considera a nutricionista Mariana Ruocco, assistente técnica da Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar do Sesc São Paulo.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

A introdução da alimentação complementar é outro momento delicado e cheio de expectativas na vida dos cuidadores e do bebê. Toda essa fase, que compreende desde a gestação até que a criança complete 2 anos de idade, é conhecida como “primeiros mil dias” – repleta de transformações e evoluções velozes, únicas e excepcionais. São as chamadas janelas de oportunidades do desenvolvimento infantil.

Na programação que ocorre entre 1º e 7 de agosto, estão atividades como a exibição do filme Tigers, inédito no circuito comercial, que será exibido em quatro unidades do Sesc São Paulo; um piquenique para bebês com bate-papo sobre alimentação nos primeiros mil dias de vida; bate-papos sobre rede de apoio à amamentação e seus dilemas, os avós e a influência na formação do comportamento alimentar, amamentação e volta ao trabalho, desafios e benefícios da amamentação, desmame conduzido pelo próprio bebê; contações de histórias, amamentar com sling + mamaço; oficinas e vivências sensoriais; alimentação para bebês com Síndrome de Down, entre outras.

“Os costumes alimentares têm papel decisivo na vida das crianças, impactando não apenas seu crescimento físico e cognitivo, como também afetivo, e conformando-se em hábitos para idade adulta”, destaca o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Confira programação completa em sescsp.org.br/dopeitoaoprato

PROGRAMAÇÃO – SESC JUNDIAÍ

Amamentação: como se preparar?
Data: sábado, 3 de agosto de 2019
Horário: 11h às 12h30
Local: Sesc Jundiaí – Sala Múltiplo Uso I
Classificação: Livre
Grátis

Primeiro prato
Data: quarta-feira, 7 de agosto de 2019
Horário: 15h às 17h
Local: Sesc Jundiaí – Sala Múltiplo Uso I
Classificação: Livre
Grátis

PROGRAMAÇÃO – SESC CAMPINAS

Amamentação: mitos e desafios
Data: terça-feira, 6 de agosto de 2019
Horário: 9h30 às 11h
Local: Sesc Campinas – Espaço de Brincar
Classificação: Livre
Grátis – Inscrições limitadas na Central de Atendimento do Galpão, a partir das 8h.

Outback lança novo burger exclusivo com RUFFLES®️ sabor costela barbecue

Parque Dom Pedro exibe “Divertida Mente 2” em sessão adaptada para crianças com distúrbios sensoriais

Menos é Mais em Campinas: ingressos à venda para a 3ª edição do “Churrasquinho”!

Concerto online com João Carlos Martins tem nova edição

Artigos relacionados