A oferta nas prateleiras é grande, mas nem sempre as opções alternativas vão para o carrinho. As farinhas refinadas, principalmente a de trigo, ainda são as mais consumidas e, hoje, pesquisas demonstram que elas são fatores responsáveis pelo aumento de peso. Por sofrerem um processo industrial que elimina a parte externa no grão, a farinha refinada perde qualidade nutricional e quantidade de fibras.

A boa notícia, é que possuem diversas opções saborosas (muitas vez, até mais) e mais saudáveis, que podem ser a base de bolos, biscoitos e pães. Conversamos com Ida Ono, doutoranda em Economia Aplicada pela Esalq/Usp na área de Bem-Estar e fundadora da Confeitaria Sem Trigo, que contou sobre os benefícios dessas opções. “A substituição da farinha de trigo, que é pobre em vitaminas e contém glúten, por farinhas saborosas e nutritivas como a de amêndoas, de côco, de grão de bico, de aveia, entre tantas outras opções de cereais, raízes, que deixam os nossos bolos e sobremesas mais fofinhos, mais leves além de mais saudáveis”, explica.

Conheça três opções para incluir na lista do mercado e teste a receita da Confeitaria Sem Trigo! E saiba: elas são versáteis e podem ser consumidas sobre frutas e saladas ou para bolos, pães, tortas e até para empanar alimentos.

Farinha de amêndoas

Propriedades: rica em vitamina E, fonte de energia, potencializadora do sistema imunológico, reguladora do colesterol, antioxidante, aumenta sensação de saciedade.

Farinha de arroz

Propriedades: rico em proteínas, vitamina B, minerais e fibras, baixo teor de gorduras e sódio.

Farinha de aveia

Propriedades: fonte de ferro, cálcio, magnésio, potássio, cobre, molibdênio, cromo, zinco e vitaminas do complexo B, controla o diabetes e o colesterol, fonte de gorduras boas, melhora o processo digestivo e prolonga a saciedade.

Bolo de cenoura sem glúten e sem lácteos

Ingredientes:

– 4 ovos
– 1/4 xic de óleo de coco ou qualquer óleo vegetal

– 2 cenouras médias

– 3/4 xícaras de açúcar mascavo (demerara orgânico, mel ou xilitol)

– 1 e 1/2 xícara de farinha de amêndoas

– 1 colher de sopa de fermento químico

Preparo: Bata os ovos, as cenouras lavadas (com a casca mesmo), o óleo e açúcar no liquidificador por aproximadamente 3 minutos ou até virar uma mistura homogênea sem resíduos de cenoura. Adicione o creme do liquidificador numa tigela com farinha de amêndoas e fermento. Asse em forno pré aquecido entre 30 e 40 minutos ou até o palito sair seco.

Calda de cacau:
Ingredientees:

– 3 colheres de sopa de cacau em pó

– 1/2 xícara de leite de coco

– Açúcar mascavo ou adoçante xilitol a gosto

Preparo: Mexa tudo na panela até engrossar e virar ponto de uma calda mais espessa. Derrame ainda quente sobre o bolo e decore a gosto!

Ida B. Ono, bacharel e mestre em Economia. Doutoranda em Economia Aplicada pela Esalq/Usp na área de Bem-Estar. Fundadora e criadora de receitas da Confeitaria Sem Trigo, confeitaria que tem como missão levar bolos e sobremesas saborosas livres de alergênicos de forma acessível.

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