Início Gastronomia Sangria: origem e curiosidades sobre a bebida espanhola

Sangria: origem e curiosidades sobre a bebida espanhola

Conheça a história da bebida à base de vinho

0
118
Divulgação Unsplash

Uma das bebidas mais tradicionais do mundo é a Sangria. Ela surgiu no Século XIX, na Península Ibérica, mais precisamente na Região de Andaluzia, na Espanha, é feita originalmente com vinho tinto e um mix de frutas. E, apesar de sua origem espanhola, os portugueses também têm grande prestígio com o drink. A União Europeia sancionou, inclusive, uma lei em 2014, que permite apenas Espanha e Portugal comercializar e vender a bebida na Europa com o nome “Sangria”. Caso algum outro país for exibir em seu cardápio, deve utilizar um complemento ou outro nome, como “Sangria Alemã”.

CONCEITO

Um dos pilares da cultura espanhola são as touradas. Por isso, a bebida remete diretamente à festa típica espanhola. Sua base com o vinho tinto seco remete ao “Sangre del Toro”, ou seja, podendo ser facilmente encontrada e apreciada durante a tradicional festa.

VARIAÇÕES

Assim como todo produto que começa a ser consumido e comercializado em escala global, de acordo com cada cultura, vai havendo uma variação em sua receita. Muitas vezes devido à cultura e clima local. No Brasil, por exemplo, vem ganhando grande popularidade devido ao seu teor refrescante. E por aqui, a receita pode ser feia com aguardente (cachaça) e com adição de açúcar.

Há também, uma versão cítrica que é realizada com vinho branco ou espumante.

ONDE EU ENCONTRO?

Divulgação Sangria Abbraccio
Divulgação Sangria Abbraccio

Para quem deseja apreciar uma boa versão do drink em Campinas, o restaurante Abbraccio, localizado no Shopping Iguatemi, oferece duas opções em seu Menu: a Sangria Cítrica, preparada com espumante e fatias de laranja, uvas, limão e abacaxi, e a Sangria de Frutas Vermelhas, receita mais tradicional com vinho tinto, laranja, morango e amora.

A casa também oferece a opção de degustar em sua casa, pelo serviço de entrega. Já provou?