Lucas Estevam   
              Lucas Estevam

Por Lucas Estevam   

Fala, viajantes! Se você é como eu, que ama conhecer o mundo, provavelmente está louco para fazer as malas e já agendar o próximo destino. Mas, enquanto precisamos nos resguardar e seguir as normas de prevenção do Coronavírus, vou falar sobre um assunto que tem tudo a ver com viagem e eu adoro: comida! A gastronomia faz parte da cultura de cada país e até de cada região. Ela pode dizer muito sobre  um povo e te fazer compreender e vivenciar os costumes.   Bateu aquela vontade imensa de um café-da-manhã no hotel, não é meu filho? Calma! Escolhi cinco pratos que já provei ao redor do mundo para essa edição especial de alimentos da Campinas Cafe e aposto que vão te conquistar também. Vem comigo!

  • Don Julio – Buenos Aires, Argentina

Restaurantes

Eu já havia escutado de um amigo sobre o Don Julio e lido boas resenhas na internet, mas fiquei feliz mesmo quando pude ver com meus próprios olhos (ou provar com minha própria boca imensa). Esse restaurante fica em Palermo Viejo em uma charmosa esquina de Buenos Aires e os pratos eram tão fartos que não consegui comer tudo!  E, como não é em Puerto Madero ou super central, o preço também não é tão alto. Recomendo muito o chorizo de cerdo e langaniza de cordera.

  • Teppan Tavern Tenamonya – Kyoto, Japão

Restaurantes

Das delícias orientais, não posso deixar de falar sobre o Okonomiyaki, que comi no Teppan Tavern Tenamonya, em Kyoto, no Japão. Okonomi significa “o que você gosta” e yaki, “assado ou frito”, ou seja, esse prato deve levar os ingredientes que você mais gosta e deve ser feito da maneira que preferir. Cada região tem seu Okonomiyaki específico, mas possuem a mesma base de ingredientes: ovo, polvo, peixe, muitos vegetais, camarão, queijo e o que mais você desejar. Para finalizar é consumido com maionese. O mais legal é que você mesmo prepara o seu, é tipo um omelete. Misture tudo e mãos à obra!

  • Grazia & Graziella – Roma, Itália

Restaurantes

 

Se tem um lugar bom para comer qualquer coisa nesse mundo, esse lugar é a Itália. Roma pra você comer. Dá para encontrar desde os melhores restaurantes de Roma Guia Michelin até aqueles que sejam BBB: bom, bacana e barato! Quando fui para lá, tive a chance de conhecer dezenas de restaurantes e confesso que o que mais me agradou foi o Grazia & Graziella. Ele fica no coração do bairro bohemio de Trastevere e o atendimento e comida são fantásticos. Todos os garçons bem humorados e tratando todos com um sorriso no rosto. Fui quatro vezes (isso mesmo, QUATRO vezes) a ele, porque realmente amei tudo e o preço é excelente. Gastava uma média de 20 euros por refeição (tomando vinho e um drink e comendo uma boa massa). Recomendo demais esse lugar, principalmente se conseguir uma mesinha no lado de fora do restaurante. Achei a cara da Itália. Bateu até uma saudade do meu favorito de lá, o famoso Carbonara!

  • Bryggjan Brugghús Bistro & Brewery – Reykjavík, Islândia

Restaurantes

 Quem me acompanha sabe que a Islândia foi um dos países que mais amei conhecer. Apesar de não ser uma viagem barata, esse país insular nórdico é incrível e vale a visita. Suas paisagens são exuberantes e bem diferentes de tudo que nós brasileiros estamos acostumados, com imensas geleiras, vulcões, gêiseres, fontes termais e campos de lava. Mas, vamos falar de comida. Foi lá que comi um bacalhau divino, um dos melhores da vida, acompanhado de uma cerveja artesanal maravilhosa, no delicioso restaurante Bryggjan Brugghús Bistro & Brewery.

  • Boragó – Saantiago, Chile

Restaurantes

Eu sou fascinado pelo Chile e, quando fui para Santiago, fui conquistado pela boca por um restaurante pra lá de peculiar, que já foi considerado o melhor do país e 4º melhor da América Latina pelo The 50’s Best. O Boragó trabalha com ingredientes de partes incomuns do planeta e, por isso, seus pratos são tão especiais. Você pode ver todo o preparo que é feito na cozinha e os garçons parecem estar coreografados. Não deixe de provar o menu degustação, que tem de 16 a 20 pratos entre entradas, principais e sobremesas. É surreal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui