Na era da personalização e do serviço, profissões surgem no mercado para suprir a falta de tempo das pessoas. Você já ouviu falar em Personal Organizer? Se não, pense em uma fada madrinha da atualidade. É quase isso! Uma pessoa que organiza os ambientes da sua casa e, ainda, pensa em soluções práticas, criativas e que otimizem o espaço. Esse é o trabalho de Rose Webster, designer de interiores e paisagista que encontrou no seu hábito de organização, uma forma de trabalho. “A falta de organização gera perda de produtividade e cansaço emocional”, afirma a profissional, que atua tanto em residências, quanto em empresas.

A falta de organização é hoje, um dos principais obtáculos dentro das empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Brother Internacional, procurar itens perdidos custa mais de US$ 89 bilhões nos escritórios dos Estados Unidos. Em média, funcionários gastam 38 horas por ano procurando por arquivos e outros objetos, o que equivale a uma semana de trabalho por ano. A Campinas Cafe conversou com a Personal Organizer, que explicou como funciona esse trabalho.

Campinas Cafe: Você é designer de interiores. Como surgiu o interesse pela área de Personal Organizer?
Rose Webster:
Desde muito pequena sou organizada. Virginiana, tenho prazer deixar tudo em ordem. Em 2014, conheci um curso em São Paulo, um dos pioneiros na área de Personal Organizer e resolvi fazer. Foi aí que percebi que existem técnicas de organização, de como guardar no armário, tipos de dobraduras. Hoje, as pessoas tem cada vez mais atividades e o tempo fica escasso para pensar na organização, por isso esse serviço é muito procurado. Foi aí que vi uma oportunidade de unir o que gosto com trabalho.

Campinas Cafe: Qual a diferença entre organizar e arrumar?
Rose Webster: Arrumar é uma forma caseira. Organizar envolve técnicas, algo mais profissional. Na organização você otimiza os ambientes. O primeiro passo é aprender o método do descarte, etapa fundamental para evitar acúmulos e espaço.

Campinas Cafe: Esse trabalho pode ser feito em qualquer ambiente da casa?
Rose Webster: Sim, todos! Quarto, escritório, cozinha, sala, dispensa, garagem, sótão. O Personal Organizer começou com atuação em casas e empresas, mas hoje tem uma infinidade de opções, por exemplo para ajudar na mudança. Aplicamos a técnica do descarte, depois embalamos e, por fim, recebemos tudo na casa nova para dar início à organização. Outro exemplo, quando a mulher está grávida e precisa montar o quarto do bebê. Nós ajudamos a organizar para facilitar a mãe e, ao mesmo tempo, a pensar em uma disposição segura para o filho.

Campinas Cafe: Quanto tempo, em média, demora para organizar um ambiente?
Rose Webster: Teve uma cliente que fiz roupeiro, quarto e banheiro em dois dias. Mas, depende muito do tamanho do espaço e de como ele se encontra.

Campinas Cafe: Como funciona a manutenção?
Rose Webster: Se a pessoa for organizada e seguir com a manutenção, ela mesmo conseguirá manter. Mas, tenho clientes que já me solicitaram para ir uma vez ao mês para ajeitar o espaço. Nós damos algumas dicas também, como dobradura de calcinhas, que otimiza espaço e deixa a gaveta clean.

Campinas Cafe: O que você precisa para ser um Personal Organizer?
Rose Webster: Basicamente, ser organizado. Não existem outros pré-requisitos! É uma área muito promissora. Hoje, 98% dos cargos são femininos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

14 + 18 =