Campinas receberá a exposição fotográfica “Linha D’Água – Viagens Oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água” entre os dias 19 e 28 de junho, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h, com entrada gratuita, no Parque D. Pedro Shopping. No dia 28 de junho, o velejador fará palestra no Expo D. Pedro, às 19h30, que também poderá ser conferida gratuitamente.
A mostra reúne 30 fotografias do acervo do velejador Amyr Klink, destacando o uso racional da água nas expedições feitas por ele. O mundialmente respeitado navegador brasileiro realizou mais de 40 viagens oceânicas e tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água.

A exposição “Linha D’Água” serve também de alerta para a necessidade de economia e do uso racional dos recursos naturais, especialmente da água. Além da mostra fotográfica, o público poderá ver de perto uma das principais atrações do projeto. Trata-se do barco original I.A.T, no qual Amyr Klink fez a Travessia do Atlântico a remo. “Linha D’Água” conta ainda com um livro catálogo da exposição e uma cartilha infantil ilustrada com conteúdo relacionado ao consumo consciente da água. O material estará à disposição dos visitantes.

Fotografias

“Linha D’Água – Viagens Oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água” é uma exposição fotográfica dividida em três módulos, que remetem a cada um dos barcos usados pelo velejador em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T., Paratii e Paratii II.

Ao todo são 30 imagens, dispostas em painéis com textos sobre as viagens. Todo o material expositivo é montado em base sustentável, seguindo assim o princípio do projeto – estimular a reflexão sobre consumo consciente.

A mostra reúne imagens de autoria de Amyr Klink e também algumas fotografias de Marina Klink, sua esposa, que registrava, desde os anos 80, belas imagens de esportes de aventura, como asa-delta e competições de iatismo. Velejadora com mais de uma centena de competições no currículo, tornou-se uma das mais respeitadas fotógrafas de natureza do país. Seus primeiros registros aconteceram em 1995 na Antártica. Após 13 viagens para a região, reuniu 180 imagens no livro ‘Antártica – A Última Fronteira’.

Palestra
Na palestra, Amyr Klink contará sua história e falará sobre as estratégias de consumo de água que utilizou em suas viagens, revelando que planejamento, precisão e consciência são fundamentais.

Paulistano, nascido em 1955, Amyr formou-se em Economia e Administração, e ficou internacionalmente conhecido por suas viagens marítimas ao redor do mundo. Navegador experiente, iniciou as expedições em 1984, cumprindo a primeira travessia solitária do Atlântico Sul a remo.

É autor de cinco livros que registram algumas de suas principais aventuras, como a travessia a remo do Oceano Atlântico, narrada em ‘Cem dias entre céu e mar’ (1995); a expedição de quase dois anos entre a Antártica e o Ártico, narrada em ‘Paratii: entre dois pólos’ (1992); e a primeira volta ao mundo realizada nas águas da Convergência Antártica, onde estão os mares mais perigosos do planeta, narrada em ‘Mar sem fim’ (2000). Ao longo de 30 anos, tem em seu currículo mais de 2500 palestras no Brasil e no exterior.

 Palestra com Amyr Klink
Data: 28 de junho (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Expo D. Pedro
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas – SP
Classificação livre
Entrada franca, mediante retirada de vale-ingresso no site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 19/06. No dia do evento, os vales-ingressos devem ser trocados pelo ingresso para a palestra. Os vales que não forem trocados serão invalidados e ficarão disponíveis para o público no local.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

3 × dois =