Você sabia que o modo como você se alimenta pode afetar sua saúde? A sociedade atual impõe um ritmo frenético e cada vez mais acelerado que reduz e, até mesmo, desrespeita o tempo que cada um tem para si. Através do conceito Mindfulness, que preza a atenção plena no momento presente, surgiu o Mindful Eating, traduzido como alimentação consciente e focada.

Por meio de práticas e meditação, é possível que haja uma mudança de padrão mental com o objetivo de trabalhar a alimentação consciente, para respeitar o próprio corpo e se respeitar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo professor de medicina da Universidade de Massachusetts, Jon Kabat-Zinn, isolar as distrações ao redor e focar a atenção na alimentação, fez com que as pessoas se sentissem mais satisfeitas e conscientes de seus impulsos. Com isso, os avaliados obtiveram uma redução de peso ao longo de oito semanas.

Segundo o especialista em nutrologia e instrutor de Mindful Eating, Dr. Andrea Bottoni, isso ocorre porque essa estratégia visa estimular os sentidos para ter maior percepção do corpo e distinguir as necessidades fisiológicas das psicológicas, de modo a orientar as decisões e transformar a relação com a comida.

consciência alimentar

“Mais do que comer devagar, o Mindful Eating  trabalha a consciência dos sinais físicos e emocionais da alimentação. Permite reconhecer os sinais de fome, vontade, saciedade e os ‘gatilhos’ que despertam o desejo de comer. Com sua prática, aos poucos, percebemos nossas outras necessidades e trabalhamos para satisfazê-las, além do ato de comer”, explica.

É preciso, livre de julgamentos, testemunhar as muitas sensações e pensamentos que surgem à medida que se alimenta. A Alimentação Consciente envolve a experiência de beber e comer, com toda a atenção necessária para sentir os efeitos sobre o corpo de aromas, cores, sabores, texturas e temperatura do alimento.

A redação da Campinas Cafe separou dez dicas para te ajudar a iniciar a técnica e praticar o Mindful Eating:

1 – Evite distrações à mesa! Desconecte-se dos eletrônicos;
2 – Respire fundo e lentamente;
3 – Mantenha uma postura correta e confortável;
4 – Quando possível, prepare o seu próprio alimento;
5 – Antes de comer, observe o seu prato, sinta o cheiro dos alimentos e note suas cores;
6 – Pouse os talheres durante a mastigação;
7 – Mastigue lentamente e procure perceber o sabor, a temperatura e textura de cada alimento;
8 – Tenha paciência e separe sempre um tempo específico para cada refeição;
9 – Agradeça pelo momento e por sua refeição;
10 – Avalie sua fome x saciedade e veja se foram equilibradas.

 Entenda a fome X saciedade!

O hipotálamo é a área do cérebro que é responsável pela saciedade e também pela fome. A sensação física de fome só acontece após quatro ou cinco horas da última refeição. Após ingerir o alimento, o estômago dilata-se e envia uma mensagem ao hipotálamo avisando-o que já está saciado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

três × 4 =