Uma história para ser contada e recontada, a comemoração dos 100 anos da marca no país realizou uma ação que substituiu a icônica camponesa por personagens de mulheres brasileiras reais. A edição especial das latas chega agora em junho em todas as lojas e contém ilustração da artista Débora Islas. Criada pela FCB, as mulheres Dona Sônia, Bia, Gabriela, Angela, Tia Bena e ainda a mãe Terezinha com a filha Amanda serão as novas protagonistas da lata de Leite Moça.

nestle troca camponesa de latas de leite moca por consumidoras reais 1623698482134 v2 1920x1280
Imagem: Divulgação

Conheça a história

“La Laitiére”, o nome original do Leite Moça, chegou ao Brasil em 1890 como uma alternativa ao leite fresco, já que não havia refrigeração (a primeira geladeira fabricada no Brasil chegou em 1947. Vendido em drogarias, La Laitiére ganhou o nome de Milkmaid, que logo foi apelidado de “leite da moça” pelos brasileiros, por causa da ilustração da camponesa na embalagem e é por isso que quando a Nestlé abriu sua primeira fábrica no país, na cidade de Araras no ano de 1921, começou então a fabricar o produto com o nome “Leite Moça”. Mas foi só durante a Segunda Guerra Mundial que o leite condensado deixou de ser consumido apenas como leite e chegou às cozinhas do mundo. Utilizado no preparo de doces e sobremesas, ganhou seu lugar como ingrediente que é garantia de uma receita deliciosa.

CleanShot 2021 06 15 at 06.15.25
Imagem: Divulgação

O leite moça também deixou marca na história da República ao participar na criação de receitas antigas como o Pudim Sete de Setembro, o Bolo Farroupilha, Bolo Getúlio Vargas e o Pudim Treze de Maio. Mas vocês devem estar se perguntando, e o brigadeiro? Foi na década de 1940 que saiu da lata da “mocinha”, inspirado pela figura romântica de Eduardo Gomes, o doce que é a mistura perfeita entre chocolate e leite condensado. Até hoje, não existe festa sem um bom brigadeiro!

100 anos de Leite Moça®

Imagem: Divulgação
Moca2
Imagem: Divulgação
4 lata leite moca gabriela gkpb scaled 1
Imagem: Divulgação
6 lata leite moca bia gkpb scaled 1
Imagem: Divulgação

Após apuragem e pesquisa da jornalista Adriana Terra, 100 histórias de mulheres brasileiras foram escolhidas para a homenagem. Além das seis retratadas nas latas, as demais estão sendo contadas, nas redes sociais de Leite Moça®, mostrando como a marca impactou a vida de cada uma.

Receita Bolo Pudim 

Ingredientes:

Massa

  • 150g de manteiga;
  • 180g de açúcar refinado;
  • 150g de ovos inteiros (aprox. 3 uni);
  • 240g de farinha de trigo;
  • 12g de fermento em pó;
  • 180ml de NINHO® Leite Integral UHT (gelado).

Recheio

  • 600g de MOÇA® Leite Condensado;
  • 100g de açúcar refinado.

Cobertura

  • 50g de NINHO® Leite em Pó Integral;
  • 200g de açúcar refinado;
  • 100g de clara de ovos;
  • 100g de açúcar;
  • 50g de glucose.

Modo de preparo:

Massa

  1. Bata a manteiga e o açúcar em velocidade máxima. Adicione os ovos aos poucos e deixe bater por mais 2 minutos.
  2. Adicione os outros ingredientes e bata em velocidade baixa até homogeneizar. Coloque a massa em uma assadeira de aro 20cm de diâmetro e 8cm de profundidade untada e polvilhada. Leve ao forno preaquecido a 170°C por aproximadamente 50 minutos. Deixe esfriar e reserve.

Recheio

  1. Em uma panela larga e com cabo, adicione o açúcar e leve ao fogo médio. Derreta o açúcar em ponto caramelo, espalhe sobre o tapete de silicone e deixe esfriar. Coloque o caramelo cristalizado em um liquidificador junto com o NINHO® Leite em Pó Integral e bata até que vire um pó.

Cobertura

  1. Em uma tigela de aço ou vidro, adicione o ovo e o açúcar e misture bem. Coloque a tigela em banho maria em fogo médio e, com um batedor de claras, bata até os grãos de açúcar se dissolverem por completo.
  2. Retire do fogo e bata com a batedeira em velocidade média-alta durante 8 minutos, aproximadamente. Você saberá que o merengue suíço está no ponto quando, ao levantar as varas do batedor, formarem-se picos estáveis.

Decoração

  1. Numa panela em fogo médio, coloque o açúcar e a glucose de milho (clara). Leve ao fogo, sem mexer, e deixe ferver até ficar com cor de mel. Faça os fios com o auxílio de um garfo no formato desejado.

Montagem

  1. Corte o bolo em 3 discos iguais. Aplique sobre o disco do bolo a metade do MOÇA® Leite Condensado Consistência.
  2. Firme e espalhe sobre o recheio o caramelo em pó. Repita sobre o outro disco de bolo. Coloque o merengue em um saco de confeitar com bico pitanga 1M para cobrir o bolo decorando.
  3. Para finalizar a cobertura, basta maçaricar utilizando o maçarico suavemente. Finalize com os fios de caramelo para decorar.

Dica do Chef

  • Substitua o MOÇA® Leite Condensado Consistência Firme por MOÇA® Recheio e
    Cobertura Sabor Churros e decore com gravetos de canela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui