Marcos Pontes

Por Karina Fusco

Ele ficou mais conhecido em 2006, quando tornou-se o primeiro brasileiro a ir ao espaço, integrando a Missão Centenário, que homenageou os 100 anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis. Marcos Cesar Pontes trabalha na NASA, a agência espacial americana, há 20 anos e hoje, além de sua atuação no setor de Ciência e Tecnologia, também recebe turistas em uma programação especial do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida.

Pontes nasceu em Bauru, em 1963, e passou a infância sonhando em ser piloto de aviões. Cursou Tecnologia Aeronáutica na Academia de Força Aérea (AFA), em Pirassununga, e Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, onde também fez um mestrado em “Otimização de Trajetórias Orbitais”, mesmo sabendo que naquela época as chances de ir para o espaço não existiam. Foi piloto de caça pela Força Aérea Brasileira (FBA) e piloto de testes, mas mudou-se para os Estados Unidos em 1996 para fazer mestrado em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey.

Através de um concurso público da Agência Espacial Brasileira (AEB), foi selecionado e em 2000 foi declarado oficialmente astronauta da NASA. “Sou do interior de São Paulo, meu pai era servente de serviços gerais, e consegui ser o primeiro astronauta do país. Esse é um tipo de história de vida que inspira crianças e jovens, portanto é uma responsabilidade muito grande também”, diz.

Proximidade com o astronauta

O Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center realiza os programas Voe com um Astronauta, Encontro com um Astronauta e Almoço com um Astronauta. As edições com a participação de Marcos Pontes foram um sucesso. Ele foi o guia dos turistas por diferentes setores do complexo. Na programação tem ainda um almoço especial e foto autografada. “Quem estiver pela Flórida nas datas dos programas pode me procurar aqui para batermos um papo”, afirma.

Quem quiser conhecer mais sobre o nosso astronauta, também pode ler seus dois livros: “É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade” e “Missão cumprida, A História Completa da Primeira Missão Espacial Brasileira”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

quinze − 10 =