Dia Nacional da Tequila: da história aos coquetéis famosos nos balcões

Solara Bar compartilha receitas à base do líquido, propriedade intelectual do México

0
137
Foto: Canva
Foto: Canva

Em 24 de julho é comemorado o Dia Nacional da Tequila, oriunda da região de Jalisco, no México e produzida a partir da agave-azul, planta nativa do país, com uma história rica e fascinante. Os primeiros registros do destilado remontam aos tempos pré-colombianos, quando os antigos habitantes da região já apreciavam uma bebida fermentada feita a partir da agave, chamada de Pulque. No entanto, foi somente no século 16 que a destilação começou a ser aplicada, dando origem ao que hoje conhecemos como tequila.

Ao longo dos tempos, a bebida evoluiu e ganhou notoriedade mundial. Sua produção passou a ser regulamentada e protegida por denominações de origem, garantindo a autenticidade e a qualidade do líquido. Atualmente, o destilado é apreciado por milhões de pessoas, muito além do shot, com sal e limão. Está presente na construção de coquetéis complexos, saborosos e até mesmo personalidades famosas, como George Clooney, possuem sua própria marca de tequila.

 

Tequila ou Mezcal?

A principal diferença entre tequila e mezcal está nos tipos de agave utilizados e nos métodos de produção. A tequila é produzida exclusivamente a partir da planta de agave azul (Agave tequilana Weber), também conhecida como agave azul ou agave tequilana. É obrigatório usar esse tipo específico de agave na fabricação da tequila. Já o mezcal pode ser produzido a partir de diferentes variedades de agave, e não está restrito a uma única espécie como a tequila. Diferentes tipos de agave, como Espadín, Tobalá, Madrecuixe e outros, podem ser usados na produção do mezcal.

A tequila é produzida principalmente na região do estado mexicano de Jalisco, assim como algumas áreas limitadas em quatro estados adicionais: Guanajuato, Michoacán, Nayarit e Tamaulipas. O mezcal é tradicionalmente produzido em diferentes regiões do México, principalmente em Oaxaca, mas também em outras áreas como Durango, Guerrero, San Luis Potosí, entre outras.

Na produção da tequila, o coração do agave azul é cozido em fornos de alvenaria ou autoclaves, moído e fermentado para, em seguida, ser destilado por algumas vezes. Existem duas categorias principais de tequila: tequila 100% agave e tequila mista, que pode conter um mínimo de 51% de agave e ser complementada com outros açúcares. No caso do mezcal, o coração do agave (piña) é cozido em fornos subterrâneos cobertos de pedras e carvão, o que confere um sabor defumado característico à bebida. Após o cozimento, é moído e fermentado antes de ser destilado, geralmente duas vezes. O mezcal é conhecido por suas notas defumadas e terrosas, que variam dependendo da variedade de agave utilizada e do processo de produção.

 

Drinks com tequila

Para celebrar a data, o Solara Bar, estabelecimento especializado em hospitalidade com drinks high-end, eleito um dos 10 melhores coquetéis de SP em 2022 pela VEJA, sugere três receitas com tequila.

 

Enigma, por Solara Bar

Inspirado no Enigma da Esfinge, faz parte do menu de coquetéis autorais desenvolvido em parceria com a bartender Adriana Pino.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ingredientes
Gin com infusão de Ismênia
Calda de cardamomo
Tequila blanca
Limão e gelo

 

La Paloma

Criado nos anos 50, de autoria desconhecida, é o 22º drink mais vendido do mundo, de acordo com levantamento da Drinks international.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ingredientes
50 ml tequila blanca
12 ml limão tahiti
7 ml calda de agave
25 ml grapefruit
50 ml soda de grapefruit

Modo de preparo
Em um copo alto, adicione todos os ingredientes e mexa gentilmente. Finalize o copo com um limão flambado.

 

Margarita

Coquetel que aparece em quarto lugar na lista das receitas mais consumidas em todos os bares do mundo, segundo relatório mais recente da famosa publicação Drinks International.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ingredientes
45 ml tequila blanca
22 ml limão tahiti
22 ml calda de agave
Gelo
Sal

Modo de preparo
Em uma coqueteleira, adicione gelo, tequila, limão e calda de agave. Mexa vigorosamente. Com o auxílio de um coador, sirva em taça previamente gelada e com a borda coberta de sal.

Clique aqui e siga a Campinas Cafe no Instagram!