Hoje, 13 de julho, é celebrado o dia do rock, e apesar de ser chamado “Dia Mundial do Rock”, esta data só é comemorada no Brasil! Esta celebração foi criada espontaneamente por duas rádios paulistanas no início dos anos 1990. No mesmo dia, mas em 1985, aconteceu o Live Aid, evento de música que tinha como objetivo ajudar a acabar com a fome da Etiópia, e contou com performances de artistas como Queen, Led Zeppelin, Madonna e David Bowie.

Mesmo que comemorado somente em território nacional, a data deve ser lembrada como uma homenagem a todos os ícones do rock que já passaram pela indústria da música, como por exemplo as bandas The Beatles, Nirvana e The Doors. Que tal assistir mais sobre a vida dessas personalidades que transformaram o cenário do rock ‘n’ roll? A Campinas Cafe separou 5 documentários para relembrar esses ícones do gênero musical. Confira abaixo:

George Harrison: Living in the Material World

O documentário conta sobre a vida George Harrison, integrante da banda The Beatles, que reuniu um material exclusivo contendo um acervo inédito da época e depoimentos de familiares, amigos e colegas de trabalho do eterno baxista do Beatles. O longa também revela detalhes da sua relação com o cinema e a música. Você pode assistir na plataforma do HBO GO. 

Confira o trailer: 

Sepultura Endurance

O documentário é resultado de seis anos do trabalho do diretor Otavio Juliano que acompanhou o Sepultura em turnês pelo mundo. O longa traz imagens de arquivo exclusivas e acompanha a rotina dos integrantes da banda em turnê. Também mostra os conflitos entre a banda, o processo de criação das músicas e da gravação dos álbuns, cenas de shows e de bastidores. O documentário está disponível na Netflix.

Confira o trailer: 

 

The DOORS: When You’re Strange

Narra a vida e a trajetória de Jim Morrison e de sua banda, The Doors. O longa foi dirigido e escrito por Tom DiCillo e conta com a narração de Johnny Depp. O filme foi produzido através de depoimentos de Morrison e integrantes do grupo, além de imagens de arquivo de shows, rotina e momentos marcantes da banda. Disponível para assistir no Prime Video.

Confira o trailer: 

 

Janis: Little Girl Blue

O documentário conta a história do ícone do rock dos anos 1960: Janis Joplin! A produção reúne cartas e entrevistas com a família e amigos da cantora, além do processo criativo de criação de músicas. O retrato de uma mulher que venceu todas as barreiras para viver do rock e da arte. Disponível na Netflix.

Confira o trailer: 

 

Cobain: Montage Of Heck

O documentário conta a história do lendário vocalista da banda norte-americana Nirvana: Kurt Cobain! A produção reúne materiais inéditos como letras, obras de arte, fotografias e filmes caseiros do guitarrista e vocalista da banda que obteve grande sucesso no movimento grunge no início dos anos 90. Disponível no TelecinePlay.

Confira o trailer: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui