Com diversasa variedades, o queijo é uma das maiores iguarias do mundo - Foto: Reprodução
Com diversasa variedades, o queijo é uma das maiores iguarias do mundo - Foto: Reprodução

Em 20 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Queijo. E nós, da Campinas Café separamos alguns tipos de queijos que são famosos e característicos de cada região do mundo. Além disso, contamos um pouquinho da história desse alimento que é milenar e faz sucesso em todos os modos de preparo.

A sua origem é uma incógnita. Não se pode afirmar uma data exata, apenas que é muito antiga, entre aproximadamente 8000 a.C e 3000 a.C. em um período da história em que o homem passava pela fase de transição entre caçador e criador de animais. Além disso, não há nenhuma evidência histórica do local em que surgiu.

É provável que tenha sido manufaturado de maneira acidental, já que o leite e outros alimentos eram armazenados dentro de peles ou órgãos internos de animais, com isso, o leite coalhou e separou em parte sólida e liquida.

Fato é, que depois que a produção do queijo foi dominada pelo homem, não parou mais de ser produzido e principalmente comercializado, com seus diferentes sabores e particularidades, sendo usado em diversas receitas das maneiras mais variadas.

Confira alguns queijos famosos mundialmente e suas características e harmonizações.

Brasil:

Requeijão cremoso: bastante consumido em lanches, pães e torradas, o requeijão cremoso é tipicamente brasileiro. Sua origem aconteceu em Minas Gerais, criado por Moacyr de Carvalho Dias em Poços de Caldas, no sul da cidade.

França

Brie: o Brie tem textura e sabor que se modificam de acordo com o tempo. Quando possui entre 1 e 15 dias de fabricação, é mais suave, com textura mais firme e casca branca. De 15 a 30 dias, seu sabor fica mais acentuado e a textura mais cremosa. Após 30 dias, se torna bastante cremoso e a casca ganha uma coloração não uniforme.

Itália

Mussarela: a mussarela chegou ao Brasil graças aos imigrantes italianos entre os anos 1860 e 1890. É um queijo macio e não maturado, que possui a coloração branca ou levemente amarelada. É encontrado em diversos formatos: fatiado, para lanches ou em peças maiores, de 3,5 kg.

Holanda

Gouda: possui a textura macia, sabor suave e um pouco adocicado. Versátil, o Gouda pode ser harmonizado com frutas, vinho, cerveja ou até mesmo doces e compotas.

Inglaterra

Cottage: o queijo Cottage é o grande queridinho dos que buscam por uma alimentação mais saudável. É do tipo fresco, com sabor suave. Possui baixo teor de gordura, poucas calorias e é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, proteínas e potássio. Assim como o Gouda, é versátil e combina com acompanhamentos doces e salgados.

Suíça:

Gruyère: um dos queijos mais famosos do mundo, ganhou destaque na França, mas sua origem é suíça. Sua consistência é semidura e encorpada e seu sabor é amendoado, ligeiramente adocicado. Pode ser saboreado puro, em tábuas de queijos e frios, em sanduíches e lanches, com frutas ou em receitas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui