Dia 6 de janeiro é tradicionalmente com o Dia de Reis, que na fé cristã, foi a data em que o Três Reis Magos foram visitar e presentear o menino Jesus. Além disso, é popularmente conhecida por marcar o dia de desmontar a árvore de natal e encerrar as festas de fim de ano. Melchior, Gaspar e Baltazar deram ouro, incenso e mirra, respectivamente. Mas você sabe o que significam esses presentes? E mais, sabia que há benefícios cientificamente comprovados por trás deles?

Nesse texto você vai descobrir muito mais sobre essa data que é tão especial e repleta de significados.

O OURO

Atualmente conhecido apenas como algo de muito valor financeiro, o ouro que Melchior presenteou Jesus era algo além disso, simboliza que mesmo bebê ele já seria um grande rei universal, já que o metal é diretamente relacionado à títulos e nobreza.

No lado científico, também pode ser usado para fins medicinais. Segundo o Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES), da Unicamp, há 5 mil anos os egípcios bebiam um elixir de ouro, para o rejuvenescimento e cura de doenças. E não para por aí, o ouro também foi muito trabalhado dentro da odontologia por ser maleável, não ser tóxico e se desgastar ao longo do tempo. Nos dias atuais, o ouro está presente no tratamento de doenças como artrite, desnutrição e neuropatia.

O INCENSO E A MIRRA

Oferecido por Gaspar, o incenso era somente para seres divinos, ou seja, mesmo recém-nascido foi visto pelos magos como Deus, uma figura messiânica. Já no caso da Mirra, ofertado por Baltazar, era algo usado para sepultar corpos, portanto, demonstrando um sinal de humanidade, que apesar de ser o único salvador, poderia ser tão humano quanto qualquer homem.

De acordo com a Universidade de Cardiff, no Reino Unido, seus atributos estão ligados ao combate ao câncer, com propriedades anticancerígenas. Ahmed Ali, um dos cientistas da pesquisa, disse que uma das substâncias presentes no incenso, o olíbano, pode ser usada para inibir a metástase, impedindo que o tumor se espalhe.

No entanto, a mirra, que já é utilizada em tratamentos contra câncer, tem como propriedade atacar células cancerígenas e poupar as células saudáveis. Richard Clarkson, que trabalhou com Ali na pesquisa, declarou que o uso combinado de ambas pode ser uma alternativa na luta contra a doença.

TRADIÇÕES

Ao redor do mundo, há diversas tradições a respeito da data, no Brasil chegou a ser feriado nacional por ser considerado dia santo até 1967, mas uma nova legislação excluiu essa e outras datas cristãs do calendário oficial de feriados. Porém, ainda há algumas festas e celebrações da data.

Na Europa alguns países também carregam a tradição. Em Portugal é feito o tradicional bolo de reis, além das pessoas terem o hábito de cantar pelas janelas e darem pequenas lembranças para as outras. Na Espanha, as crianças antes de dormir deixam os sapatos na porta de casa cobertos com capim, simbolizando a comida dos camelos dos reis magos, e em troca, elas encontrariam doces ao acordar.

Na França e em Quebec, no Canadá, têm-se o hábito de comer uma espécie de bolo de reis, com um brinde em seu interior, quem o encontrar terá que fazer o bolo no próximo ano.