Mercedes promete autonomia de 1000 km com uma única caraga para o VISION EQXX - Foto: Divulgação
Mercedes promete autonomia de 1000 km com uma única caraga para o VISION EQXX - Foto: Divulgação

Tendência cada vez mais forte nos últimos anos com o aumento da importância de projetos e itens mais sustentáveis, os carros elétricos vêm crescendo no mercado nos mais variados modelos: utilitários, sedans de viagem, camionetes e SUV´s. Por sua vez, os carros esportivos, conhecidos pela velocidade final, arranque, retomada e ronco do motor estavam ficaram trás no início do segmento. Porém, este cenário começou a ser mudado ao longo dos anos.

Separamos alguns carros e projetos de carros elétricos superesportivos de marcas consagradas como Porsche, BMW e Mercedes.

PORSCHE TAYCAN

Porsche Taycan Turbo S - Foto: Divulgação
Porsche Taycan Turbo S – Foto: Divulgação

Lançado em 2020, o sedã com versões variadas, e uma até com 761 cv de potência e capaz de atingir 260km/h, foi o primeiro modelo elétrico da marca. O modelo conta com cinco versões além do original: Taycan 4 Cross Turismo, Taycan 4S, Taycan GTS e Taycan Turbo e Turbo S.

A versão convencional tem até 308km/h de autonomia, atinge 230 km/h e tem 408 cv. No carregamento, é possível atingir uma potência de carga de até 270 kW. Nenhum dos diversos dispositivos sustentáveis e econômicos presentes no veículo reduz ou limita a experiência de dirigir um Porsche, que significa desempenho. Além disso, o ronco do motor, algo que é constantemente questionado no mundo dos elétricos também está presente, nada como um motor a combustão, mas os zumbidos do elétrico estão presentes.

BMW i4

MBW i4 chega ao Brasil em 2022 - Foto: Divulgação
MBW i4 chega ao Brasil em 2022 – Foto: Divulgação

Com previsão para chegar ao Brasil em 2022 e com modelos esgotados ainda na pré-venda no seu lançamento em novembro de 2021, na Europa, a tradicional marca alemã irá entregar um carro que tem o que se espera de um sedan esportivo: agressividade.

O primeiro BMW Gran Coupé totalmente elétrico garantirá muito prazer de dirigir com uma autonomia de até 600 quilômetros *. O veículo de quatro portas promete valores de desempenho extraordinários de até 390 kW / 530 cv, enquanto seu grande alcance o tornará o companheiro ideal para viagens de longa distância.

* medido de acordo com o ciclo de teste WLTP

PROJETO AMBICIOSO DA MERCEDES

Mercedes promete autonomia de 1000 km com uma única caraga para o VISION EQXX - Foto: Divulgação
Mercedes promete autonomia de 1000 km com uma única caraga para o VISION EQXX – Foto: Divulgação

Absolutamente consagrada e com mais de 100 anos de história, a Mercedes, que já conta com um SUV luxuoso e potente, o “Mercedes Benz – EQC”, que entrega 408 cv, a marca alemã apresentou nesta terça-feira o carro-conceito “VISION EQXX”, que de acordo com a montadora terá uma autonomia de incríveis 1000km, sendo possível rodar Paris até Berlim com uma única carga.

“O Mercedes-Benz VISION EQXX é como imaginamos o futuro dos carros elétricos. Há apenas um ano e meio, iniciamos este projeto que resultou no Mercedes-Benz mais eficiente já construído – com um consumo de energia excepcional de menos de 10 kWh por 100 quilômetros. Possui um alcance de mais de 1.000 quilômetros em uma única carga, usando uma bateria que caberia até em um modelo compacto. O VISION EQXX é um produto avançado em muitas dimensões. Ele destaca o rumo de toda a nossa empresa: vamos construir os automóveis elétricos mais desejados do mundo” diz Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AGmundo” diz Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.

NOVA TENDÊNCIA

Com empresas se preocupando cada vez mais com pautas ecológicas, será cada vez mais comum que grandes montadoras e até categorias de automobilismo, comecem a focar no segmento de carros elétricos e híbridos. Atualmente, é uma tecnologia que é cara e não disponível para todos, ainda mais pensando no Brasil, mas na Europa e Estados Unidos já é uma realidade.

Evidentemente há diversos modelos de carros elétricos das mesmas montadoras citadas acima, com mais espaço, autonomia e focados mais em ser funcional e utilitário, do que apresentar desempenho. Portanto, é questão de tempo para que montadoras, população e até o governo, promovendo incentivo para a adesão da tecnologia, comecem a abraçar o “futuro”.