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Por Raíssa Zogbi

São 92 nutrientes, 46 tipos de antioxidantes, 36 substâncias anti-inflamatórias, além de 18 aminoácidos, sendo 9 deles essenciais e que não são produzidos pelo organismo. Pode parecer uma bula de remédio, mas na verdade são as propriedades da Moringa Oleífera, uma planta capaz de purificar a água e que pode ser consumida de várias formas.

“As folhas concentram muitos nutrientes, como o cálcio por exemplo, mas não pode ser considerado alimento-fonte como os leites e derivados”, explica a Nutricionista e Pedagoga Mestre pela Faculdade de Medicina da USP, Nicole Trevisan.

As folhas podem ser usadas em saladas, refogadas, ou ainda complemento para pratos quentes, as sementes e flores podem ser temperadas e consumidas em saladas ou torradas e as cascas da acácia-branca podem ser trituradas e misturadas ao sal de cozinha. “O pó ou as cápsulas possuem dosagens diferentes do chá, e devem ser prescritos por profissionais para evitar excessos, uma vez que temos um ‘boom’ de encapsulados no mercado”, completa Nicole.

92 nutrientes, 46 tipos de antioxidantes, 36 substâncias anti-inflamatórias, além de 18 aminoácidos, sendo 9 deles essenciais organismo: são as propriedades da Moringa

Propriedades da Moringa:

Antiespasmódicas, diuréticas, anti-inflamatórias, antipiréticas (que combatem a febre), antiepilépticas, antiúlceras, antihipertensivas, antitumorais, redutoras do colesterol, antioxidantes, antidiabéticas, antibacterianas e antifúngicas, anticancerígena e antidiabética.

✔ 10x mais vitamina A do que a cenoura
✔ 7x mais vitamina C do que a laranja
✔ 3x mais potássio do que a banana
✔ 50 nutrientes a mais do que a babosa
✔ Ômegas 3, 6 e 9
✔ 1200x mais zeatina do que qualquer planta (antienvelhecimento)

Dose recomendada

De 500ml a 1 litro de chá por dia. “Mais do que isso, os fitoquímicos podem ter efeito contrário, sendo prejudiciais ao fígado e gestantes e lactantes não devem tomar sem orientação de obstetra e/ou nutricionista”, explica Nicole.

Preparo

1 colher de sopa da planta seca para 1 litro de água. Deixe ferver e abafe por 5 minutos. Coe e beba na temperatura de preferência. “O chá pode ser armazendo na geladeira e terá seus benefícios por até 24 horas, se for um recipiente de vidro, inox ou porcelana”, conclui a nutricionista.

 

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