A SABIS International School, rede de escolas com 135 anos de história presente em mais de 20 países, como Estados Unidos, Alemanha, Egito, Dubai e Emirados Árabes, com cerca de 70 mil alunos em cinco continentes, inaugura oficialmente seu primeiro campus no Brasil e a cidade escolhida foi Campinas.

Szilvia Simai, diretora de marketing e admissão, acrescenta que Campinas foi escolhida como sede do primeiro campus brasileiro após a realização de pesquisas de mercado que indicaram a demanda por instituições de currículo internacional. “Campinas é uma cidade conhecida pela excelência acadêmica, com grande potencial para um sistema educacional como o nosso”, diz.

Ela afirma ainda que a área dentro do Polo de Alta Tecnologia é estratégica devido à vizinhança com a Unicamp e com centros de pesquisa como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, que fica bem em frente à escola. “Essa proximidade será fundamental para realizarmos parcerias e enriquecer ainda mais o currículo oferecido aos alunos.”

Com uma área total de 300 mil metros quadrados, o campus inclui instalações de última geração que proporcionam aos alunos o ambiente perfeito para aprender e crescer.

A SABIS Campinas está aberta e já recebe alunos para o próximo ano letivo, que começará em agosto de 2021. A escola atualmente está matriculando alunos do pré-jardim de infância ao 8º ano e adicionará uma série a cada ano até oferecer desde o pré-escolar ao Ensino Médio.

fachada do campus Sabis Campinas 2
Imagem: Divulgação

Para as crianças, existem instalações dedicadas à medida das suas necessidades específicas. A seção do jardim de infância está situada em um prédio separado do restante da escola, onde os alunos menores têm acesso a sua própria piscina aquecida, um miniginásio e extensas instalações para jogos. Um destaque é a pista para carrinhos infantil, na qual as crianças aprenderão desde cedo sobre as leis de trânsito de forma lúdica.

imagem 3D do campus projeto completo
Projeto 3D. Imagem: Divulgação

Como membro da Rede SABIS global, a escola oferecerá uma educação completa que se concentra no desenvolvimento de todo o potencial da criança. O Sistema Educacional SABIS é uma abordagem à educação que foi refinada e desenvolvida por mais de 135 anos e é implementada em todas as escolas da rede. O sistema é baseado em um currículo bem estruturado, métodos de ensino comprovados, avaliações construtivas e acompanhamento e apoio contínuos para garantir que os alunos recebam uma educação completa.

Para a SABIS Campinas, o currículo foi adaptado segundo as regulamentações da educação brasileira, oferecendo um programa nacional e internacional totalmente integrado, em que os alunos podem optar por universidades locais ou no exterior. Os estudantes em todos os níveis de ensino são incentivados a gostar de aprender, se envolver em sua educação e formar uma base sólida para o futuro.

“Os alunos irão vivenciar uma imersão completa no inglês e no currículo internacional, mas também receberão todo o conteúdo da educação brasileira. Um dos nossos grandes diferenciais em relação às demais escolas internacionais presentes no país é que iremos nos adequar ao máximo à cultura nacional, e queremos preparar nossos alunos não só para as universidades do exterior, mas também para se sair bem no ENEM e nos principais vestibulares do país”, afirma o diretor geral da escola, Carlos Maffia.

O programa de Educação Infantil da SABIS Campinas, que inclui o pré-jardim, o jardim de infância e o 1º ano, contará com o ensino diário de idiomas e atividades que construirão uma base para os conceitos de matemática, ciências e idiomas (inglês e português). Os alunos também desfrutarão de uma ampla gama de atividades, incluindo artes e ofícios, exploração, música, tecnologia e aulas semanais de educação física. Esse ensino promete, também, que não nativos de inglês irão rapidamente adquirir fluência no idioma, o que lhes permitirá acompanhar e participar das instruções em sala de aula.

alunos durante aula preparat¦ria de ingl¬s 2
Imagem: Divulgação

Conforme os alunos crescem, o aprendizado continuará a seguir o currículo SABIS, que enfatiza o desenvolvimento acadêmico, social, emocional e físico. Ele é projetado para estabelecer uma base de aprendizagem equilibrada e completa e encorajar o raciocínio lógico e as habilidades de pensamento crítico dos alunos, enquanto gera entusiasmo para o aprendizado ao longo da vida. As disciplinas fornecidas pela SABIS são integradas, sequenciais e adequadas à idade em habilidades, conhecimentos e valores. Em todas as disciplinas e em todos os níveis, os alunos estarão bem equipados para lidar com o aprendizado mais conceitual esperado nas séries mais avançadas.

“Nosso currículo internacional é igual em todas as escolas e traz a mesma qualidade na Alemanha, Estados Unidos ou Brasil. Desenvolvemos o método SABIS Point System, sistema pré-definido muito rigoroso, baseado nos conceitos chave em todas as disciplinas, e também incentivamos o construtivismo, trabalhando com projetos através de outras funções cívicas dentro da escola, através do SLO (Student Life Organization)”, explica Maffia.

Adaptação à pandemia 

fachada do campus Sabis Campinas
Imagem: Divulgação

Quando as escolas fecharam na no ano passado para auxiliar a desacelerar a disseminação do novo coronavírus, as unidades SABIS em todo o mundo mudaram para suas soluções completas de e-learning e continuaram a fornecer uma educação de alta qualidade para seus alunos em todos os níveis. O sucesso do e-learning nas escolas SABIS deu-se em virtude da adequada infraestrutura instalada, que inclui uma abordagem sistemática de ensino, currículo altamente digitalizado, metodologias de ensino que capacitam os alunos a ter um papel ativo no ciclo de aprendizagem e acesso às ferramentas de tecnologia que podem facilitar todo o processo.

Tanto nas aulas preparatórias de inglês quando no ano letivo oficial que será iniciado em agosto, o campus Campinas opera cumprindo todos os protocolos de saúde e segurança para prevenção à Covid-19, como aferição da temperatura nas entradas, limitação do número de alunos nas salas de aula, distanciamento, disponibilização de álcool em gel, reforço na higienização das instalações e uso obrigatório de máscaras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui