Nos dias 29 e 30 de setembro, a cidade de Campinas sediará a etapa final do VII InterIGA, a maior e mais importante competição de estudantes de gastronomia da América do SulO evento é realizado pela rede Instituto Gastronômico das Américas (IGA) e reúne alunos de unidades no Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.

A grande final terá a apresentação de 650 estudantes, entre cozinheiros amadores e crianças. “O grande objetivo do concurso é promover uma competição saudável e um intercâmbio cultural entre alunos e público, além de movimentar todo o ramo ligado ao turismo e à gastronomia das cidades envolvidas”, comenta André Otero, Chef Executivo do IGA e responsável pela organização do evento. “Também queremos oferecer à população local e visitantes de outras cidades e estados o acesso gratuito ao universo da mais alta gastronomia, por isso o evento é aberto ao público que quiser assistir, além de promover networking entre empresários e profissionais que atuam em bares, hotéis e restaurantes pelo Brasil“, completa.

As etapas eliminatórias vêm acontecendo em dez capitais e contam com a participação de três mil alunos. As unidades participantes são as da capital paulista (Mooca, Morumbi e Pinheiros), Campinas (SP), Guarulhos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro capital (Tijuca), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Duque de Caxias (RJ), Campos de Goytacazes (RJ), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Vitoria (ES), Vila Velha (ES), Campo Grande (MS), Goiânia (GO),  Brasília (DF), Taguatinga (DF), Curitiba (PR), Londrina (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), além de estudantes da Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai, totalizando 49 escolas Brasil e 5 internacionais.

Jurados e convidados

Uma das grandes atrações do evento será a presença do chef francês Érick Jacquin, no domingo, 30 de setembro. Além de interagir com o público e entregar os prêmios aos vencedores, ele atuará como jurado ao lado dos também chefs renomados André Otero (IGA), Roberto Ravioli (Casa Ravioli), Luiz Farias (Bunge) e Bruno Stippe (Cantina C Que Sabe). O evento contará, ainda, com a presença dos convidados Alessandro Nicola (Bunge), Pablo Clabruso (Argentina), Lino Iuliani (Cantina Bella Itália), Melchior Neto (Bistrô 558), Roberto Scarell (Argentina) e Bárbara Cardin (Tutti Buoni), docentes do IGA América Latina e Brasil e outros renomados chefs locais e internacionais.

Haverá, também, degustações, palestras e workshops sobre gastronomia, vinhos e espumantes e preparações de receitas, incluindo cervejas artesanais. A competição acontece na sede IGA Brasil, na Rua Coronel Quirino, 333.

SERVIÇO

VII InterIGA – Etapa final

Data: 29 e 30 de setembro
Horário: Sábado, das 12h às 19h; domingo, das 9h às 14h
Local: Sede do IGA Brasil
Endereço: Rua Coronel Quirino, 333 – Cambuí – Campinas/SP
Informações: admin@igabrasil.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

2 × 4 =