Maior cidade do interior paulista e segunda maior do Estado de São Paulo em população, Campinas completa hoje, dia 14 de julho de 2021, 247 anos de história. Desde 1774 se consolidando como um importante centro econômico e tecnológico do país,  Campinas abriga um aeroporto, Viracopos, e algumas das melhores instituições de ensino do País, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além do maior acelerador de partículas do país. Isso sem contar em diversos cartões postais por seu território e atrações únicas que preenchem o dia a dia dos campineiros. Para celebrar a data, a redação da Campinas Cafe listou motivos pelo qual você, campineiro ou não, deve se orgulhar da metróple. Acompanhe!

  • Área territorial: 

    lagoa do 10102017112831
    Imagem: Divulgação

Campinas é considerada a décima maior área metropolitana do país, formada por vinte municípios paulistas e com mais de 1 milhão de habitantes. Sua área territorial totaliza 794 km², contendo assim um território maior do que mais de 20 países como Maldivas (298 km²), Singapura (618 km²) e Barbados (430 km²). Além disso, Campinas também é maior do que muitas capitais brasileiras, como Mació, Cuiabá e Florianópolis e por isso é considerada a segunda maior não-capital do Brasil, perdendo apenas para Guarulhos.

  • O Vale do Silício Brasileiro: 

morar em campinas
Imagem: Divulgação

Campinas é uma das referências do Brasil em relação ao desenvolvimento de artigos científicos. BM, Dell, Lenovo e HP são alguns exemplos de marcas que possuem sede na região por se tratar desse polo tecnológico bem desenvolvido e pesquisas científicas.

  • Referência em educação: 

20170213100821 12810268
Imagem: Divulgação

Morar na cidade é saber que está em um lugar que concentra um dos principais centros de educação, com diversos cursos reconhecidos pelo MEC, Campinas também concentra algumas das princiapis universidades do país.

Como por exemplo a Unicamp, que é referência no Brasil e no mundo por conta de seus avançados recursos e investimento em pesquisas. A metrópole também se destaca por conta do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem) e por sediar a casa do superlaboratório Sirius, considerado um dos projetos mais complexos da ciência brasileira.

  • Maior acelerador de partículas do Brasil:
(Foto: Divulgação/CNPEM)

Avaliado em R$ 1,8 bilhão, que só pode ser comparado ao MAX-IV, da Suécia, o Sirius é o maior acelerador de partículas do Brasil, localizado em Barão Geraldo. Quase do tamanho do estádio do Maracanã, com 518 metros de circunferência e 68 mil m², construído na zona rural da cidade, o acelerador é capaz de revelar detalhes das estruturas dos átomos, analisando rapidamente a estrutura interna de materiais orgânicos e inorgânicos.

Isso significa que Campinas, ou melhor, o Brasil, conta com uma ferramenta 4D de alto nível, a mais moderna maneira de  analisar detalhes de forma menos invasiva de vírus, inclusive do novo coronavírus, além de proteínas, plantas, que pode auxiliar no desenvolvimento de remédios e vacinas.

  • O nosso sorvete não tem igual: 

Design sem nome 1 1
Imagem: Divulgação

Sorvete em Campinas é tradição a ser respeitada. Muito antes dos primeiro congeladores serem inventados, em 1870, a sobremesa já fazia sucesso na cidade e era vendido sob encomenda.

  • Valorizamos o Esporte:

    20560 2995132 high
    Imagem: Divulgação

Campinas é berço de dois tradicionais times: Guarani e Ponte Preta! Os times são responsáveis por representar a cidade nos campeonatos brasileiros. O Guarani também foi responsável por conquistas o título de único clube do interior a ganhar o Brasileirão, em 1978. Além disso, uma das características mais marcantes da cidade é o famoso Parque Taquaral, conhecido por ser um ótimo lugar para praticar esportes e exercício físico como corrida, andar de bicicleta, skate e etc.

  • Qualidade de vida: 

BOSQUE 2
Imagem: Divulgação

Campinas está entre as 50 melhores cidades para se morar no Brasil. E isso não é atoa, pois a cidade está localizada há 50 minutos da capital de São Paulo e é berço de diversas atrações turísticas como parques e museus que agradam tanto os moradores quanto os turistas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui