Café é a 2ª bebida mais consumida no Brasil; saiba mais e confira dicas de drinks para o verão

O brasileiro consome, em média, de 3 a 4 xícaras de café por dia, o que equivale a aproximadamente 5,8kg ao ano.

0
60
Café é a bebida
Café é a bebida "queridinha" dos brasileiros - Foto: Reprodução

O café é a 2ª bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água. Na média, os brasileiros bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia, o que equivale a aproximadamente 5,8kg ao ano. Os dados foram revelados por um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese.

De um total de 193 países, o Brasil está entre os top 15 dos que mais consomem café no mundo. Atualmente, ocupa a 14ª posição.

O líder

No topo do ranking está a Finlândia, com um consumo de mais que o dobro dos brasileiros: aproximadamente 12kg per capita ao ano. Uma das explicações do alto consumo é o clima do país. Localizado no norte do planeta, a Finlândia possui temperaturas de extremo frio no inverno. Para aquecer a temperatura corporal, os finlandeses costumam tomar de 5 a 8 xícaras de café durante todo o dia (inclusive à noite no jantar).

As paixões dos brasileiros

O tipo de café preferido dos brasileiros é o café expresso, conhecido por ser mais forte. Em segundo lugar está o pingado, também conhecido como café com leite, em que na receita original é feito da mistura de 80% de leite com 20% de café. Porém, pode ser feito de acordo com o gosto da pessoa, com mais café ou menos leite.

O capuccino fica na terceira posição, e é uma mistura de café, leite, chocolate, noz moscada e canela. O macchiato, feito de 50% expresso, 50% creme de leite, e o café latte (versão encorpada do cappucino), ocupam a quarta e quinta posição, respectivamente.

O maior produtor

Com relação à produção de café, o Brasil está no topo no ranking mundial, e o mais surpreendente é que o país detém este título por mais de 150 anos. Aproximadamente 40% de toda produção mundial é proveniente do Brasil. Os principais estados produtores são Minais Gerais, São Paulo e Paraná.

Maior preço dos últimos 25 anos

Apesar do Brasil ser o maior produtor mundial de café, a bebida teve um dos mais representativos crescimentos dos últimos 25 anos no Brasil. Nos últimos 12 meses a bebida teve um aumento de mais de 40%. No caso de Florianópolis, a capital com a cesta básica mais cara do país, o aumento foi de impressionantes 60%.

Um dos motivos do aumento relevante nos preços está relacionado ao dólar. A saca do café é cotada na Bolsa de Nova York, e é utilizado o dólar como moeda base. Como nos últimos tempos o dólar teve um aumento relevante frente ao real, o preço também disparou.

Fonte: Organização Internacional do Café, CupomValido.com.br, Dieese

Gráfico com informações sobre consumo e produção de Café - Foto: Organização Internacional do Café
Gráfico com informações sobre consumo e produção de Café – Foto: Organização Internacional do Café

Consumo alcóolico

E já que o brasileiro também é conhecido por sempre “tomar um negocinho” e nunca dispensa um cafezinho, mesmo em um país de clima tropical e extremamente quente, com certeza iria unir o “útil ao agradável” e dar um jeito de fazer alguns drinks refrescantes usando a bebida.

Por isso, a Campinas Café separou dois drinks da Nespresso que embarcam na onda do verão que se aproxima, trazendo o frescor de uma bebida e o sabor do café.

Confira:

Nespresso Ice Intenso Coffee Spritz

Ingredientes

  • 40ml de NespressoIce Intenso;
  • 40ml de gin;
  • 45ml de suco de cranberry;
  • 120ml de água tônica;
  • 8 pedras de gelo.

Modo de Preparo

Em uma taça, coloque 5/6 pedras de gelo, adicione o gin, o suco e a tônica. Extraia o café em uma pequena jarra, resfrie com 2 pedras de gelo e complete na taça. Decore com uma fatia de laranja.

Nespresso Scoth and Coffee

Ingredientes

  • 40ml NespressoFreddo Intenso;
  • 40ml Scoth whisky;
  • 30ml Vermute doce;
  • 10ml xarope de mel (1 parte de mel diluído em 1 parte de água);
  • 8 pedras de gelo.

Modo de Preparo

Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira com 5/6 pedras de gelo, bata por 10 segundos. Coe e adiciono drink em um copo baixo com 3/4 pedras de gelo, decore com a casca de laranja Bahia.

E aí, bora tomar um cafezinho?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui