Por Raíssa Zogbi

A Itália é referência quando o assunto é boa gastronomia e massa. Mas, um ingrediente especial adicionado à farinha deu vida a um clássico, que se consagra como um dos pratos mais adorados em todo o mundo. O que poucos sabem é que o nhoque, do italiano gnocchi, surgiu nos períodos de guerra, em meados do século 17, para suprir a falta de farinha das famílias menos abastadas, de acordo com a chef especializada nesse prato, Analu Piolla Costa. Com falta do ingrediente e excesso de criatividade, as mammas italianas passaram a utilizar o pão velho com água quente e apenas um pouco de farinha para criar uma nova possibilidade de massa. Depois, ela era modelada em cilindros e cortada em toquinhos para serem cozidas em água ou em um caldo de vegetais. Foi apenas no século 18 que a batata entrou nessa história. Hoje, presente em toda e qualquer casa italiana, o nhoque tem variações de molhos e ingredientes na massa que o tornam cada vez mais especial. Veja!

lugares para comer gnocchi em camnpinas

Variações

O nhoque ganhou popularidade com a base de batata, mas hoje é encontrado com versões de diversos tubérculos, legumes e até frutas, como mandioca, abóbora, batata doce, cará, cenoura, beterraba, banana da terra, espinafre e até de damasco com brie. “O que o caracteriza o nhoque é a mistura de vegetais com farinha e ovos, que dá consistência e leveza à massa”, conta o chef Moisés Chocolate, do restaurante Mãe Terra Culinária Natural. De acordo com ele, as farinhas também podem variar. “Farinha de trigo comum e integral, aveia, arroz e linhaça dão muito certo”, completa. A chef Analu, que ministra cursos de nhoque na Escola de Culinária Lecodê, afirma que o tempo do cozimento é importante.

Nhoque da Fortuna

A origem desse prato vem acompanhado de uma lenda que, até hoje, é motivo de um dia especial para o nhoque nos restaurantes. A história diz que em um dia 29, São Pantaleão pedia comida em um vilarejo da Itália, mas ninguém o atendia, até que uma família se dispôs a dividir o pouco alimento que tinha. “Na divisão restaram sete unidades de nhoque para cada um, e com isso todos conseguiram se alimentar.  Depois do santo sair, a família descobriu que haviam moedas de ouro debaixo de cada prato”, conta a chef Daniela Malavasi, do restaurante Vito. Para se ter fartura, diz a lenda, deve-se comer as sete primeiras unidades de nhoque no dia 29, e fazer um pedido para cada uma delas com uma nota ou moeda debaixo do prato. Veja a receita de nhoque de damasco recheado de brie ao molho de queijos da chef Analu Piolla Costa:

GNOCCHI DE DAMASCO RECHEADO DE BRIE AO MOLHO DE QUEIJOS

Durabilidade: Consumo imediato ou 60 dias congelada
Rendimento: 2 Kg / 5 pessoas
Quantidade Unidade Medida Ingrediente Observação
RECHEIO
300 G Queijo Brie
200 G Damasco
MASSA
225 G Farinha de trigo
40  G Amido de milho
575 ML Leite
80 G Manteiga
Qb Sal
qb Parmesão Para Gratinar
MOLHO
2 Dente Alho Esperemidos
2 Colheres sopa Margarina/ Manteiga  
1 L Água Fervendo
4 Colheres de sopa Farinha de trigo  
1 Xicara Mussarela Ralada
½ Xicara Parmesão Ralada
1 Xícara Provolone  
1 Copo Requeijão  
2 Caixas Cremes de leite  
MODO DE PREPARO:
RECHEIO

1)    Processe o Brie;

2)    Corte o damasco em cubos;

3)    Reserve;

MASSA

1)    Peneire a farinha de trigo e o amido de milho e reserve;

2)    Em uma panela de fundo largo, ferva o leite com a manteiga e o sal;

3)    Quando o leite ferver, adicione de uma só vez a farinha e o amido, mexendo sem parar, até que a massa solte do fundo da panela;

4)    Tire da panela, e em cima de uma bancada dê o ponto amassando com as mãos- utilize luvas para que não queime as mãos;

5)    Boleie pedaços de massa;

6)    Abra com a palma da mão;

7)    Coloque o recheio dentro;

8)    Feche a massa dando o formato aos nhoques;

9)    Coloque em uma travessa;

10)  Cubra os nhoques com molho;

11)  Polvilhe parmesão;

12)  Leve ao fornp pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 15 minutos ou até que esteja gratinado;

MOLHO

1)    Doure o alho na manteiga.

2)    Acrescente a farinha de trigo, misture bem.

3)    Aos poucos acrescente a água fervente até ficar na consistência

4)    Acrescente o queijo provolone, em seguida o parmesão, mussarela e por ultimo o requeijão.

5)    Desligue a panela, acrescente o creme de leite

6)    Ajuste o sal.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

2 × 3 =