Brasil ganha 1º grande festival de pizza napolitana com degustações, workshops e atrações musicais

O evento inédito vai acontecer neste final de semana, nos dias 01 e 02 de julho; os ingressos já estão disponíveis

0
72
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Que a adorada pizza ganhou fama na Itália, não é segredo. Mas que existe um estilo tradicional, considerado patrimônio imaterial da humanidade, poucas pessoas de fora de uma das regiões mais tradicionais da “velha bota” sabem. Criado em Nápoles, a pizza napolitana surgiu no século XVIII, ganhando destaque por todo o território italiano e, depois, pelo mundo. A tradição ligada diretamente à cultura da região foi o que garantiu o registro pela UNESCO do estilo napolitano como patrimônio imaterial da humanidade, em 2017.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Agora, nos dias 01 e 02 de julho, o Brasil ganhará sua 1ª grande celebração relacionada ao estilo napolitano de fazer pizza. Curitibanos e turistas terão a oportunidade de vivenciar a verdadeira experiência italiana no 1º Festival de Pizza Napolitana de Curitiba. O evento inédito trará para a cidade a atmosfera acolhedora e despojada das tradicionais pizzarias napolitanas da Itália.

A criação original centenária é bem diferente das tradicionais pizzas consumidas no Brasil, preparadas com massas enormes de sabores exagerados. A simplicidade e o primor na escolha dos insumos e no preparo são essenciais no formato napolitano, que vem ganhando cada vez mais fãs no país. Na Itália, existe uma associação de pizzaiolos dedicado ao estilo, a AVPN, que estipula padrões para identificar uma pizza como Napolitana verídica.

Uma das principais atrações do 1º Festival de Pizza Napolitana de Curitiba será a presença de renomados pizzaiolos, que irão demonstrar suas habilidades em estações de preparo, compartilhando segredos e técnicas para alcançar o sabor perfeito da pizza napolitana. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer fornecedores de insumos para pizzas, que estarão expondo e comercializando seus produtos de alta qualidade.

Na parte gastronômica, os participantes poderão degustar pizzas, pães e focaccias à vontade, mergulhando na riqueza de aromas e sabores da autêntica cozinha italiana. Também será disponibilizada uma mesa repleta de antepastos, garantindo uma experiência gastronômica completa.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Além disso, o evento contará com aulas-show de preparo de pães, pizzas e drinks, harmonização de vinhos e degustação de queijos. Já para o público infantil, haverá um workshop interativo de pizza para a criançada colocar as mãos na massa. A atmosfera festiva do evento será complementada por música ao vivo, proporcionada por DJs e duos musicais, criando um ambiente descontraído e acolhedor.

Os ingressos para o festival já estão à venda e incluem acesso às atividades e gastronomia do evento para um dia específico. As bebidas serão vendidas separadamente nos quiosques dedicados, onde os participantes poderão encontrar uma seleção diversificada de vinhos, cervejas e drinks para complementar a experiência gastronômica.

 

Confira a programação completa do final de semana:

Sábado – Dia 01 de julho

16h00 – Aula de Fougasse com René Seifert (@paodacasa.art)
17h00 – Harmonização de vinhos e pizza com Frederico Nunes (@portoaporto)
18h00 – Focaccia: infinitas possibilidades em uma massa alveolada com Fernanda Castro (@ficaleve)
19h00 – Khachapuri com Isaias Soares (@chefisaiassoares)
20h00 – Aula-show de preparo de Negroni com Hambre Gin (@hambregin)

Domingo – Dia 02 de julho

16h00 – Pizza para Crianças com Emillene Stival (@gioia.art)
17h00 – Flávia Rogoski ensina a comer queijos (@bonvivantqueijosdomundo)
18h00 – Pizza saudável com Isaias Soares (@chefisaiassoares)
19h00 – Harmonização de pizzas com cervejas com Gabriel Mussiat (@maniacsbrew)

O 1º Festival de Pizza Napolitana de Curitiba vai acontecer neste final de semana, nos dias 01 e 02 de julho, das 16h às 23h, no Madá Pizza & Vinho (Rua Saldanha Marinho, 1230, Centro – Curitiba, PR). Os ingressos custam a partir de R$ 90 e estão disponíveis no site: http://madapizzavinho.com.br/.

Clique aqui e siga a Campinas Cafe no Instagram!