O alho negro é o alho in natura que, após passar por um processo de maturação e submetido a condições de temperatura e umidade controladas, ganha novas e surpreendentes características de textura, sabor e odor. Sem o acréscimo de qualquer tipo de aditivo químico, a coloração preta e seu irresistível sabor adocicado e frutado são um verdadeiro convite às criações gastronômicas mais diversas.
Seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, sem aquela característica pungência do alho comum. Também pode-se notar um toque de defumado e a presença de Umami (o quinto sabor). Tudo muito sutil e delicado.
Muito versátil, é utilizado em pizzas, massas, risotos, hambúrgueres, pães, saladas e até doces! Confira abaixo algumas receitas para utilizar este delicioso ingrediente:

Escondidinho de Carne Seca com Chimichurri de Alho Negro

alho negro

Ingredientes

50g de Chimichurri de Alho Negro;
800g de carne seca;
1 Alho;
100ml de Creme de leite;
1/2 Cebola;
200ml de Leite ou 100ml de Leite de Coco;
120g de Queijo Coalho (ou Parmesão) p/ gratinar;
50g de Manteiga;
500g de Mandioca;
1 Pimenta Dedo de Moça;
Sal à gosto;
Pimenta Preta a gosto.

Modo de Preparo

Deixe a carne seca de molho (de preferência de um dia para o outro, ou pelo menos 6 a horas) e troque a água algumas vezes para dessalgar a carne. Em uma panela de pressão com água, coloque a carne seca em cubos e cozinhe por 30 a 35 min. Desfie a carne e reserve. Cozinhe a mandioca com um pouco de sal e passe no espremedor de batatas. Em seguida, coloque a mandioca, a manteiga, sal e o leite em uma panela e misture bem. Quando estiver liso e homogêneo, desligue e adicione o creme de leite para aveludar. Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, junte a carne seca, acerte o sal e a pimenta preta. Adicione o chimichurri e desligue. Unte 4 tigelinhas ou um refratário, forre com a carne seca, tampe com o purê de mandioca e cubra com o queijo coalho ralado. Leve para gratinar até derreter e começar a dourar. Enfeite com pimenta dedo de moça picada e sirva.

Pão Multigrãos com Alho Negro

Alho Negro

Ingredientes

30g de alho negro;
320g de Farinha de trigo;
80g de farinha de trigo integral;
280ml de água;
30g de semente de gergelim;
40g de semente de girassol;
30g de linhaça;
150g de fermento natural (opcional);
5g de fermento biológico seco;
8g de sal.

Modo de Preparo

Corte o alho negro (em temperatura ambiente) em pequenos pedaços. Reserve. Misture o sal e a água e reserve. Se você não tiver o fermento natural, utilize de as 5 gramas de fermento biológico seco, meio saquinho. Se você tiver o fermento natural, pode utilizar até 2 gramas de fermento biológico seco, caso contrário, use apenas o fermento natural, ou levain. Coloque o fermento em uma tigela, as farinhas e misture bem. Acrescente o alho negro e metade da água. Leve a massa para a bancada e trabalhe adicionando a água aos poucos. Junte as sementes e sove por cerca de 20 minutos, até ficar lisa e macia. Talvez não seja necessária toda a água, isso vai depender muito da sua farinha. Boleie e deixe a massa descansar por 30 minutos, coberta com um plástico ou com a própria tijela. Após isso, faça 2 dobras e deixe descansar mais 10 minutos. Faça mais 2 dobras e coloque a massa para fermentar em uma tigela com farinha coberta por um pano. Quando a massa quase triplicar seu tamanho, passe-a para uma assadeira untada com manteiga ou óleo e um pouco de farinha. Asse por cerca de 30 a 35 minutos em forno pré aquecido a 220°C.

Sugestão: coloque a massa para assar em uma panela de metal com tampa dentro do forno. Cerca de 25 minutos tampado e mais 20 a 25 minutos destampado, ou até ficar dourado. Você também pode deixar a massa fermentar diretamente na panela que irá assar o pão, basta untar a panela e colocar farinha. Quando triplicar o tamanho, aqueça o forno e coloque o pão para assar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui