Aprenda a preparar pão de chocolate

0
64
pão de chocolate
Publicidade
Entre as delícias que estão ganhando popularidade em meio à quarentena, o pão tem ganhado destaque. Pensando nisso, a Harald, líder em chocolates e coberturas no Brasil, preparou uma saborosa receita: o seu pão de chocolate!
A receita de preparo simples apresenta um equilíbrio perfeito do sabor do cacau com pedaços de chocolate derretido na massa.
Tempo de preparo: 30 minutos | Rendimento: 8 a 10 pães de 125g

INGREDIENTES

4 xícaras (chá) de farinha de trigo (520 g)
1 colher (chá) de fermento biológico seco (4 g)
3 colheres (sopa) de açúcar (45 g)
1 ¼ de colher (chá) de sal (8 g)
⅓ de xícara (chá) de Cacau em Pó 100%  (45 g)
1 ⅔ de xícara (chá) de água (420 ml)
200 g de Chocolate Meio Amargo Melken em gotas
1 colher (sopa) de óleo vegetal (15 ml)
1 ovo
Material:
Lâmina de corte
Filme-plástico

MODO DE PREPARO

1 – Em uma tigela, misture a farinha, o fermento biológico seco, o açúcar, o sal e o Cacau. Faça um buraco no centro e vá adicionando a água aos poucos, incorporando-a aos secos do centro para fora, para evitar formar grumos de farinha. A quantidade de água adicionada varia de acordo com a farinha utilizada: se achar que a massa está hidratada o suficiente – macia e colando levemente nas mãos – não é necessário adicionar mais.
2 – Com a massa formada, sove por alguns minutos com as mãos ou utilizando a batedeira com o auxílio do gancho. Quando a massa estiver com aspecto liso, adicione as gotas de chocolate e misture para incorporá-las.
3 – Feito isso, forme uma bola com a massa e coloque em uma tigela untada com óleo. Cubra com filme-plástico e deixe descansar por 45 minutos ou até atingir quase o dobro do volume.
4 – Na sequência, divida a massa em porções de 125 g – entre 8 e 10 pães. Faça bolinhas com a massa e deixe-as sobre a bancada, cobertas com filme-plástico. Deixe fermentar por 30 minutos e modele os pães.
5 – Em bancada levemente enfarinhada, abra cada bolinha de massa em formato retangular. Começando pelas duas pontas de um mesmo lado, enrole a massa e pressione para formar um rolinho, deixando o fechamento virado para baixo. Disponha os pães em assadeira com pelo menos três dedos de espaço entre cada um deles e deixe fermentar mais 15 minutos.
6 – Se estiverem devidamente fermentados, é hora de assar! Bata o ovo e pincele-o sobre os pães, para dar brilho e cor.
7 – Abra um corte na parte de cima de cada pão seguindo o comprimento. Com o forno preaquecido em 200 °C, asse por 40 minutos ou até dar uma leve batidinha na casca inferior do pão e ouvir um som oco.
8 -Sirva em fatias, com manteiga ou geleias.
Dica: para saber se o pão está devidamente fermentado, pressione com o indicador. Caso a massa retorne ao lugar, ele precisa de mais tempo de fermentação. Se retornar ao lugar levemente, está pronto para assar. Caso não retorne, leve imediatamente ao forno para evitar fermentação excessiva.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui