O estilo de alimentação plant-based consiste em ingerir alimentos de origem vegetal na sua forma mais natural. Sem processamentos, sem o uso de aditivos artificiais como conservantes, corantes e aromatizantes o que importa em uma dieta balanceadoa é a imagem de um prato com grãos integrais, castanhas, feijões, sementes, legumes e frutas.

A filosofia alimentar tem como principal objetivo colocar as pessoas em contato com mais alimentos, sabores e nutrientes na sua forma natural e simples, concentrando nutrientes que passam a ser oferecidos de forma significativa através do modo de preparo.

Imagem: Divulgação

Além de ajudar o meio ambiente, a alimentação plant-based também ajuda as pessoas, no geral, incluindo as grávidas. Segundo Alessandra Luglio, nutricionista e vegana, o consumo calórico indicado para gestantes é ligeiramente maior, comparado ao de mulheres adultas. A principal atenção que se deve ter em uma alimentação durante a gravidez é dos micronutrientes.

Confira abaixo uma sugestão de Menu Plant-based:

(Lembrando que é importante diversificar os alimentos ao decorrer dos meses para ingerir uma quantidade maior de diferentes nutrientes)

Café da manhã: vitamina de frutas fortificada com leite vegetal vai dar um gosto a mais, já que as bebidas costumam ser densamente nutritivas.

Almoço:  arroz com feijão sempre será bem-vinda. Alimentos proteicos como, espinafre, couve, brócolis, repolho, pimentão, pepino e tomate também devem estar presentes. O espinafre tem 49% e lidera a lista dos vegetais com alto índice de proteína, além de ser fonte de vitaminas A, C, K e vitaminas do complexo B.

Lanche da tarde: frutas sempre caem bem durante a tarde, castanhas, sementes, aveia e outros grãos integrais também.

Jantar: invista nos vegetais e grãos integrais que podem ser oferecido na forma de cremes e sopas super nutritivas, inclua algumas castanhas que já são alimentos saborosos e ricos em nutrientes.

Ceia: mingau de aveia básico e delicioso pode encerrar bem o dia. Tente outras variações, como milho, tapioca, fubá e banana. O importante aqui é sempre procurar algo leve para encerrar o dia se sentir necessidade de se alimentar a noite.

 

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