Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora

Drinks com gin prometem protagonismo nas ceias de fim de ano e o premiado BEG Gin leva a harmonização a outro nível

Redação Graciolidezembro 4, 2025

Drink Tom Collins, com 50 ml BEG Modern & Tropical Gin, 40 ml xarope de limão-siciliano, 150 ml soda ou água com gás. Adicione tudo em um copo com gelo, mexa levemente e decore com limão. A dica é do Arthur Flosi, sócio-fundador da BEG Destilaria, que recomenda a harmoniza com: peixe grelhado, ostras, salada de lentilha. “O Tom Collins é leve, refrescante e perfeito para um Réveillon quente. É impossível um prato não funcionar com ele.” Arthur Flosi. Fotos BEG Gin.

Protagonismo com GIN

Nas festas de fim de ano, os drinks com gin prometem elevar o sabor entre pratos tradicionais como peru, bacalhau e tender. Refrescantes, aromáticos e versáteis, os drinks conquistaram espaço nas melhores festas e as Ceias de Natal e Ano Novo seguem a tendência.

“Harmonizar gin com a Ceia é entender que ele não é só um drink refrescante, mas um ingrediente que conversa com os sabores da mesa. As notas cítricas, herbais e aromáticas do gin artesanal têm uma capacidade incrível de equilibrar pratos intensos, cortar gorduras e potencializar temperos típicos do Natal e do Ano Novo”, explica Arthur Flosi, sócio-fundador da BEG Destilaria.

BEG Basil Smash é a dica do Arthur Flosi para a Ceia de Natal, preparado com 60 ml BEG Brazialian Dry Gin, 20 ml de limão siciliano, 10ml de açucar liquido, 8 a 10 folhas de manjericão. Macere o manjericão, bata tudo com gelo e faça dupla coagem. Sirva com gelo. Indicado para harmonizar com Salpicão, lombo com ervas, pratos cremosos e leves. “O Basil Smash é puro frescor: as notas herbais e cítricas elevam qualquer prato cremoso e fazem um contraste delicioso com o tradicional salpicão.” Arthur Flosi

Do Brasil para o Mundo

Localizada em Joaquim Egídio (Campinas/SP), a destilaria colocou o Brasil no centro do mapa mundial dos destilados ao conquistar o título de Melhor Gin Clássico do Mundo 2024, segundo a Forbes e a International Wine & Spirits Competition (IWSC), de Londres. O rótulo premiado, BEG New World Navy Dry Gin, medalha de duplo ouro e nota 98/100, se destaca pela combinação de botânicos tradicionais com ingredientes brasileiros, como Sabugueiro do Brasil e folhas de pitangueira.

Fitzgerald, gfeito com : 60 ml BEG New World Navy, 25 ml limão-siciliano, 20 ml xarope simples, 1 ml angostura de laranja. Basta agitar, dupla coagem e decore com twist de laranja. “O Fitzgerald tem uma elegância cítrica que combina demais com frutos do mar. É o tipo de drink que transforma o brinde da virada.”- Arthur Flosi.

Bom gosto, qualidade e procedência

Com consumidores cada vez mais atentos à origem e autenticidade do que bebem, o gin artesanal ganha ainda mais força nas festas. “O consumidor de hoje quer propósito, quer saber o que está na taça. Ele busca autenticidade, e é aí que o gin artesanal brilha”, reforça Flosi.

Vale ressaltar que o mercado de destilados premium cresceram mais de 12% ao ano no Brasil, segundo a IWSR, a expectativa é que o gin se consolide de vez como protagonista tambpem das celebrações de Natal e Réveillon. Além da qualidade do produto, e o interesse em saber mais sobre a procedência, as experiências imersivas como a BEG Experience têm atraído visitantes interessados em entender o processo de produção e criar receitas personalizadas. “Quando a pessoa entende a jornada da bebida, desde o botânico até a taça, ela cria uma relação completamente nova com o que está consumindo”, afirma.

E é exatamente nesse encontro entre sabor, técnica e sensorialidade que o gin conquista espaço definitivo nas mesas brasileiras. “A presença do gin na ceia transforma completamente a dinâmica dos sabores. Cada aroma, do cítrico ao herbal — funciona como um fio condutor que revela nuances, equilibra texturas e ilumina os temperos tradicionais das festas. Quando o drink encontra o prato certo, tudo ganha outro brilho: é como se a mesa inteira respirasse mais elegância e profundidade”, destaca Arthur Flosi, sócio-fundador da BEG Destilaria.

Sobre a BEG Destilaria

Fundada em 2015, em Joaquim Egídio (Campinas/SP), a BEG Destilaria é referência nacional em gin artesanal premium. Reconhecida mundialmente por sua produção autoral e pelo uso de botânicos brasileiros, a marca já acumula prêmios internacionais, incluindo o título de Melhor Gin Clássico do Mundo 2024 (IWSC). Além da produção de gins premiados, a destilaria oferece a BEG Experience, visita imersiva que apresenta todo o processo de criação da bebida.

Saiba mais www.begdestilaria.com.br

Drinks com gin prometem protagonismo nas ceias de fim de ano e o premiado BEG Gin leva a harmonização a outro nível

Qualittas inaugura núcleo de apoio emocional e psicopedagógico para fortalecer jornada acadêmica

08/12: Feriado da Padroeira movimenta lazer familiar em Campinas e amplia procura por atividades indoor

Fundação Educar lança Rei Gabinho, obra infantil que resgata memórias ancestrais e celebra a identidade negra

Artigos relacionados