Exposição ‘Pétalas e Estrelas’, celebra o legado do arquiteto campineiro e marca a reabertura das galerias do Centro de Convivência, com visitação até março de 2026.
Crédito: Foto de Firmino Piton
A exposição “Fábio Penteado: Pétalas e Estrelas” iniciou sua jornada com grande sucesso, e atraiu cerca de mil visitantes já no primeiro dia de visitação, sábado, 1º de novembro, no Centro de Convivência Cultural. O evento de abertura reuniu admiradores de arquitetura, estudantes, profissionais da área, familiares do arquiteto e a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, em um momento significativo para a cultura de Campinas.
A mostra, que celebra o legado do arquiteto campineiro, propõe uma imersão profunda na obra de Fábio Penteado (1929–2011), criador de projetos emblemáticos da cidade, incluindo o próprio Centro de Convivência Cultural, inaugurado em 1976.
Crédito: Foto de Firmino Piton
Acervo Exclusivo e Inovação Tecnológica
Com curadoria de Guilherme Wisnik, a exposição tem um papel crucial na reabertura das duas novas salas expositivas do Centro de Convivência. O espaço abriga mais de 220 itens restaurados do acervo de Penteado, incluindo plantas originais, maquetes, desenhos, obras de arte, objetos pessoais e documentos.
O público é convidado a reconectar-se com essa herança criativa e urbanística que tornou o Centro de Convivência um símbolo da integração entre arte e vida urbana.
Crédito: Foto de Firmino Piton
Além das valiosas peças físicas, a exposição integra tecnologia de ponta:
- Documentários: Serão exibidos dois filmes sobre Penteado — um dirigido por Wisnik e outro, inédito, assinado pelo jornalista Paulo Markun, autor da biografia “Fábio Penteado na Escala da Multidão: Histórias de Arquitetura”.
- Chatbot Inovador: O “Fábio IA”, um chatbot que utiliza inteligência artificial para recriar a voz e as ideias do arquiteto, oferece uma experiência interativa e surpreendente aos visitantes, fazendo com que Penteado “participe” ativamente da celebração de seu legado.
A exposição, com entrada gratuita, segue aberta nas galerias do Centro de Convivência até 21 de março de 2026, com visitação de quarta a sábado, das 14h às 19h.
Crédito: Foto de Firmino Piton
Fábio Penetado , criador do projeto do Centro de Convivencia. Crédito de fotos: Firmino Piton
Quem foi Fábio Penteado
O campineiro Fábio Moura Penteado formou-se arquiteto pelo Mackenzie em 1953 e teve atuação marcante como jornalista, professor e militante da arquitetura democrática. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) entre 1966 e 1968 e um dos defensores da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
Participou da União Internacional de Arquitetos (UIA) e defendeu o concurso público como forma democrática de escolha de projetos. Premiado no Brasil e no exterior, Penteado deixou um legado que alia estética, política e compromisso social com o espaço urbano.
Crédito: Foto de Firmino Piton
Serviço – Exposição “Fábio Penteado: Pétalas e Estrelas”
Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”
Endereço: Praça Imprensa Fluminense – Cambuí, Campinas
Visitação: até 21 de março de 2026 – de quarta a sábado, das 14h às 19h
Entrada gratuita