Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora

72,6 MILHÕES DE PESSOAS ESTÃO INADIMPLENTES NO BRASIL

Redação Graciolijaneiro 16, 2025

Fotos: Divulgação – “60% dos endividados desenvolveram ansiedade, 57% problemas de autoestima e 55% dificuldades na qualidade do sono” (Pesquisa encomendada pelo Serasa, ao Instituto Opinion Box, com 1.766 consumidores de todo país em – setembro/2024) – Revista Consumidor Moderno

Que o brasileiro não tem uma boa relação com o dinheiro não é novidade para ninguém. Porém, as causas que têm levado milhões de pessoas a viverem em guerra com as contas não são as que a maioria imagina, como baixos salários e falta de acesso a informação financeira.

O que mais tem prejudicado os brasileiros, principalmente as mulheres, em relação às finanças são basicamente duas questões: crenças equivocadas a respeito da riqueza, e não saber lidar com as próprias emoções. Pensamentos enraizados como: “riqueza não traz felicidade”, “não ganho dinheiro porque sou honesto”, “o dinheiro é a raiz de todos os males” e até mesmo confundir humildade com pobreza e riqueza com arrogância têm afastado muitas pessoas de uma vida próspera sem que elas mesmas percebam.

Nosso cérebro trabalha o tempo todo para nos manter em segurança, logo, se interiorizamos crenças negativas sobre o dinheiro, involuntariamente, tomaremos decisões que afastarão essa “ameaça” de nós. O conceito é simples: crenças equivocadas geram pensamentos equivocados, que provocam emoções negativas, más decisões e resultados ruins. A repetição automática desse ciclo tem causado prejuízos a milhões de brasileiros.

No livro Economia Emocional, de Patricia Lages – Editora United Press – um selo editorial Hagnos, a autora propõe uma nova visão por meio de reflexões profundas voltadas espacialmente para as mulheres, divididas em três partes:

Parte1 – Alinhamento – Desconstrução de mitos, construção de conceitos

Destaca a importância de a leitora reprogramar seu cérebro, eliminando mitos e construindo conceitos positivos sobre dinheiro, riqueza e prosperidade. Nosso cérebro é tão poderoso que é capaz de nos autoconvencer de qualquer coisa, por isso, alimentá-lo com informações positivas é fundamental para que ele trabalhe a favor dos nossos objetivos financeiros e não contra.

Parte 2 – Autoconhecimento – Quem é você na fila do banco?

A consciência de identidade e de individualidade é crucial para que a leitora possa traçar seus próprios objetivos, sem se deixar levar pelo pensamento de terceiros ou pela influência de pessoas que nem sequer conhece, mas que, de alguma forma, a levam a fazer escolhas que nada têm a ver com quem ela é, seu momento de vida ou com o que, de fato, quer para si.

Parte 3 – Transformação – Você em versão atualizada

A leitora será guiada a redefinir uma nova e melhor versão de si mesma a partir de sua realidade atual, qualquer que seja ela, e a traçar estratégias para transformar sonhos em objetivos e a criar seu próprio “mapa do tesouro” para conquistar tudo o que quiser no tempo certo, sem dívidas e sem o fantasma da inadimplência.

Economia Emocional mostra que é possível alcançar o equilíbrio financeiro e fazer as pazes com o dinheiro, nos libertando do peso das expectativas dos outros (sejam de pessoas ou da sociedade como um todo) sobre nós.

No livro, a autora conversa com a leitora, relevando os motivos que a faz pensar como pensa e agir como age, dalém de propor dicas práticas para eliminar hábitos negativos que comprometem o orçamento. Ao pensar com clareza, a leitora tomará decisões financeiras inteligentes, transformando pequenos passos diários em grandes conquistas.

“Meu objetivo é que, ao concluir a leitura, cada leitora perceba uma mudança real em si mesma, equilibrando razão e emoção na medida certa, para fazer as melhores escolhas, tanto na vida financeira, quanto na carreira profissional”, afirma Patricia Lages.

Sobre a autora:

Patrícia Lages é jornalista há 20 anos, especialista em finanças pessoais, palestrante internacional e autora de 5 best-sellers. Além do Brasil, atuou na Argentina, Inglaterra e Israel. Atualmente é colunista do Portal R7 e comentarista do Jornal da Record. Com uma abordagem prática e acessível, Patrícia ajuda pessoas a organizar suas finanças, superar dificuldades financeiras e conquistar uma vida equilibrada e próspera. Também ministra workshops e treinamentos sobre educação financeira e empreendedorismo, inspirando milhares de pessoas.

Ficha Técnica

Economia Emocional – O Segredo para uma vida financeira saudável  e

equilibrada – United Press – um selo editorial Hagnos

Formato: 16X23

Páginas: 304

Preço: R$66,90

72,6 MILHÕES DE PESSOAS ESTÃO INADIMPLENTES NO BRASIL

Norovírus: Sintomas, tratamento e prevenção de infecção por vírus que causou surto na Baixada Santista

Vinhos e espumantes brasileiros fecham 2024 com 776 premiações

Senninha: Curaprox lança kits de escovação para crianças com proposta divertida e inspirada em valores positivos

Artigos relacionados