Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Vera Cruz é o primeiro hospital do país a aplicar anticorpoVSR na maternidade

Redação Graciolinovembro 22, 2024

Recém-nascidos já podem sair do hospital de Campinas imunizados contra o Virus Sincicial Respiratório (VSR), que causa infecções respiratórias

fotos Mateus Campos

A imunização de recém-nascidos é um gesto de amor que visa proteger, garantir o desenvolvimento saudável e confiar o bem mais precioso – dos pais, à evolução da ciência e da medicina. Sob esse olhar, o Vera Cruz Hospital, em Campinas, SP, é o primeiro a oferecer – antes da alta hospitalar da mãe e do bebê – o anticorpo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) de longa duração (Nirsevimabe), indicado para todos os bebês, menores de 12 meses, em dose única. O anticorpo, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é produzido pela Sanofi, uma das principais empresas em saúde do mundo, foi adquirido pelo hospital e, a partir deste mês, está disponível para compra, a fim de ser ministrado nos bebês da maternidade nos primeiros dias de vida.

Para a médica Michelle Marchi de Medeiros, coordenadora do serviço de neonatologia do Vera Cruz, “os recém-nascidos necessitam de toda proteção possível. O VSR é a principal causa de infecções respiratórias em bebês e crianças, tais como a bronquiolite e a pneumonia, responsáveis, respectivamente, por 80% e 60% das internações em lactentes, a maioria antes dos primeiros seis meses de vida, com prevalência entre o primeiro e o terceiro. Como não existem drogas antivirais para combater o VRS, a prevenção é a melhor alternativa, evitando, inclusive, desfechos clínicos desfavoráveis. Ofertar ainda no hospital essa proteção é um cuidado importante”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou, há mais de duas décadas, a prevenção das infecções associadas ao VSR como prioritárias.

Eficácia

Em um estudo clínico global finalizado em março deste ano, a droga apresentou uma proteção de até 80% contra a forma grava das doenças causadas pelo VSR e redução de a hospitalização por VSR em bebês de até dois anos de idade.

Dimensão do problema

A médica explica que, no Brasil, o comportamento do VSR é sazonal e costuma variar de uma região para a outra. Embora circule o ano todo, a maior prevalência no Sudeste é de março a julho; no Sul é de abril a julho; no Norte é de fevereiro a junho; no Nordeste é de março a julho; e no Centro-Oeste é de março a julho.

No mundo, o VSR é responsável por 33 milhões de infecções ao ano; cerca de 2 a 3 milhões de internações anuais; e entre 60 e 120 mil mortes ao ano em menores de cinco anos de idade.

Aplicação

Se o bebê não receber a dose logo após o parto, tem até o primeiro ano de vida para que possa receber o anticorpo. “É ministrado em dose única, intramuscular, tem validade de seis meses e não tem contraindicação. Como reação, pode, eventualmente, ocorrer um pouco de febre e vermelhidão no local da aplicação”, explica a médica. Em casos de bebês prematuros, que nasceram com menos de 37 semanas de gestão, cardiopatas e com doenças crônicas, o anticorpo é ainda mais indicado, uma vez que o bebê já apresenta uma imunidade, pouco mais baixa. Nestes casos, já existia o anticorpo de curta duração, especialmente dedicado ao grupo de risco.

Permitido para todos os recém-nascidos

No Vera Cruz Hospital, o imunizante também está disponível para bebês nascidos em outras unidades hospitalares, com idade de até 11 meses de vida. Para isso, é necessário entrar em contato com o Centro de Infusão de Imunobiológicos do Vera Cruz, por meio do WhatssApp (19) 3751-3770, a fim de obter informações de valores, marcar dia e horário.

Prevenção é um gesto de amor

A médica destaca as principais medidas a serem adotadas para a prevenção do VSR:

– Medidas de higiene;

– Uso de máscara e isolamento dos doentes;

– Cumprir todo o calendário de vacinas da gestante e do bebê.

Sobre o Vera Cruz Hospital

Há 81 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.

Celular na escola. Entre ajuda e distração: a proibição de uso de celulares na Educação Básica é a saída? 

Alto padrão: Maior edificio de Blumenau tem cobertura de R$ 13 milhões e piscina que remete à praia.

SÉRIE DOCUMENTAL ‘DOSSIÊ CHAPECÓ: O JOGO POR TRÁS DA TRAGÉDIA’ CHEGA AO ID EM 28 DE NOVEMBRO 

Vera Cruz é o primeiro hospital do país a aplicar anticorpoVSR na maternidade

Artigos relacionados