Por Prof. Rodrigo Domingues
Eis aqui um dos mais recorrentes questionamentos nas academias ou em locais de treinamentos físico: mulheres podem fazer muita força? Elas vão ficar com o corpo diferente, com seus músculos à mostra? De antemão já digo que não, não ficarão musculosas. Para atingir o nível de alterar a aparência, o treinamento terá que ter uma dedicação e intensidade que dificilmente é viável, até por uma questão de tempo da pessoa, não obstante todo o rigor necessário ao alto rendimento, incluindo alimentação.
Entretanto, algumas ponderações também cabem. Uma das mais importantes é elucidar que a massa muscular da mulher é diferente no quesito quantidade de miofibrilas, ou seja, os músculos delas são menos densos e por isso aumentam menos de volume (hipertrofia). É uma questão meramente genética onde o número total destas estruturas é menor, razão que também colabora para que elas pesem menos, em média.
Para ilustrar melhor esta coluna, conversei com a professora Marina Gomide. Hoje com 27 anos, ela é uma praticante assídua e intensa da musculação, buscando altos níveis de força e rendimento. No entanto, quem a vê, logo percebe que, apesar de seus três títulos de powerlifting (levantamento de peso), sua estrutura física é basicamente o objetivo das mulheres, onde o percentual de massa muscular se sobrepõe ao de massa gordurosa. Marina ainda ressalta a importância para fins de saúde, onde não se trata somente de estética ou força, mas ossos também se fortalecem, reduzindo drasticamente os riscos de osteoporose e lesões.
Para tanto, a treinadora e campeã, sugere que, após um período de adaptação ao treinamento físico, as séries se façam entre 8 e 15 repetições, usando para isso a sua carga máxima, ou seja, buscando seus limites. Claro, tenha sempre orientação profissional!
Ou seja, a hipertrofia no público feminino requer um trabalho muito específico e de alto desempenho. Em linhas gerais, a musculação para mulheres é sempre muito bem-vinda, e mesmo treinando firme, seus músculos não ficarão saltados. O que se consegue com a regularidade e dedicação é a rigidez e a saúde. Você pode e deve ir além às aulas típicas de ginástica. A força de seus músculos, inclusive, irá preservar suas articulações durante aquela corrida, aula de step, artes marciais ou dança.