Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Montanhista de Campinas está no Himalaia para bater recorde no Everest

Redação Gracioliabril 25, 2023

Foto: divulgação Grade6

O montanhista Carlos Santalena já chegou ao topo do Everest três vezes, em 2011, 2016 e 2018. Agora, em 2023, ele se prepara para encarar o desafio de atingir o cume da montanha mais alta do mundo (8.849m) pela quarta vez. Se conseguir, o alpinista de 36 anos será o único brasileiro a conquistar tal façanha. “Me considero privilegiado de realizar o sonho de viver na montanha e ter uma vida voltada para a montanha”, afirma.

Santalena já está no campo base, em fase de aclimatação para a escalada que o levará ao “teto do mundo” uma vez mais. “Caminhando pela moraina que liga gorak-shep (5.100m) ao campo base (5.350m), é possível avistar o cume principal e o cume sul do Everest. É sempre emocionante ver este colosso rasgando o céu com intensidade. E como já dizia o amigo Miguel Doura do Aconcágua, de nada vale uma escalada se não se emocionar”, comenta o alpinista.

Experiente guia de montanha, Santalena já detém a marca de ser o brasileiro mais jovem a chegar ao topo do Everest. Foi em 2011, quando ele tinha 24 anos. Segundo Santalena, muita coisa mudou nos 12 anos que separam os dois desafios. “A maior diferença é a maturidade. Aos 24 anos, eu não tinha consciência total e plena da atividade que iria realizar. Hoje, com experiência de muitas escaladas e até tragédias, como a avalanche de 2014 e o terremoto de 2015, que, inclusive desencadearam projetos sociais, tenho uma visão ampla sobre o lugar, as pessoas, as dificuldades técnicas, físicas e emocionais. Além do contato espiritual que a montanha proporciona”, explica.

Além dos feitos no Everest, Calos Santalena detém outros recordes. É o primeiro alpinista brasileiro a completar os 7 Cumes, as sete maiores montanhas do mundo, por duas vezes. Quando finalizou os 7 Cumes pela primeira vez, aos 27 anos, Santalena se tornou o alpinista sul-americano mais jovem a completar o desafio. Porém, o alpinista quer chegar ao topo das 14 montanhas com mais de oito mil metros. “Como alpinista, o céu é o limite. Gostaria de frequentar mais as montanhas do Himalaia, e viabilizar do projeto de 14 montanhas de 8 mil metros. Sigo em busca de patrocínio”, conta ele.

Clique aqui e siga a Campinas Cafe no Instagram!

Celular na escola. Entre ajuda e distração: a proibição de uso de celulares na Educação Básica é a saída? 

Alto padrão: Maior edificio de Blumenau tem cobertura de R$ 13 milhões e piscina que remete à praia.

SÉRIE DOCUMENTAL ‘DOSSIÊ CHAPECÓ: O JOGO POR TRÁS DA TRAGÉDIA’ CHEGA AO ID EM 28 DE NOVEMBRO 

Vera Cruz é o primeiro hospital do país a aplicar anticorpoVSR na maternidade

Artigos relacionados