Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Comunidade Santa Rita inaugura o monumento “Memorial” em homenagem aos mortos na pandemia de COVID-19

Redação Graciolioutubro 29, 2021

Esculturas de autoria do escultor Santos Lopes estarão nos três cemitérios administrados pela Comunidade: Flamboyant, Aleias e Acácias

Os cemitérios Flamboyant, Aleias e Acácias, administrados pela Comunidade Religiosa Santa Rita de Cassia, terão – em locais de destaque de seus campos santos – uma obra de arte em memória das pessoas falecidas vítimas da pandemia de COVID-19. As esculturas em bronze são de autoria do artista Santos Lopes e têm o nome “Memorial”. Elas fazem uma homenagem às pessoas que morreram em razão da contaminação pelo coronavírus e estão enterradas nos cemitérios. Desde março de 2020 a administração separou em suas estatísticas os sepultamentos de mortes confirmadas por COVID-19, as suspeitas e as não relacionadas à doença. “É uma forma de mantermos viva a memória dessas pessoas que descansam em paz em nossos campos santos”, diz José de Vasconcelos Cunha, diretor administrativo da Comunidade.

Santos Lopes é o artista que assina das obras. Ele já tem outras esculturas nos cemitérios e, em 2016, fez uma exposição de suas obras nos gramados dos cemitérios Flamboyant e Aleias, chamada “Mosaicos da Vida”. Portanto, segundo a administração da Comunidade, não haveria outro artista que pudesse traduzir tão delicadamente o momento enfrentado durante a pandemia. “Para este tema nada fácil, tomei como ponto de partida – na idealização e execução da escultura – o alicerce que mantenho na minha forte crença de que a morte é apenas o acesso a uma outra etapa da nossa existência, que inevitavelmente se sobrepõe à vida”, disse o artista. Segundo ele, a escultura é uma proposta à reflexão introspectiva do escasso tempo que nos é concedido sobre a Terra. “Usei o simbolismo e a forma limpa das palmas que, de um modo decidido, contracenam com a representação gráfica desse trágico flagelo que ora vivemos”, comentou Santos Lopes.

Além de escultor, Santos Lopes também produz telas, é fotógrafo e professor. Nascido em Portugal, fixou residência no Brasil em 1975 e há cerca de 25 anos tem o seu ateliê em Valinhos. Suas esculturas estão em vários países, como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos, Egito, Brasil, Uruguai, Alemanha, entre outros.

 

Entre os meses de março de 2020 até o dia 15 de outubro de 2021, foram realizados 295 funerais no Flamboyant confirmados por COVID-19 e 85 casos considerados suspeitos. No Aleias, foram 395 confirmados por COVID-19 e 123 suspeitas e, no Acácias, foram 288 mortes confirmadas por COVID-19 e 66 suspeitas. No total, 1.252 pessoas que faleceram vítimas da doença ou que tiveram casos suspeitos jazem nos três cemitérios.

 

Inauguração da escultura “MEMORIAL”

No dia 29 de outubro será inaugurado o monumento “Memorial” no Cemitério Flamboyant, na presença da diretoria da Comunidade Religiosa Santa Rita de Cássia, autoridades públicas, parceiros, amigos e cessionários dos cemitérios.  A cerimônia está marcada para as 10h e contará também com a presença do artista Santos Lopes. No mesmo dia, as outras duas esculturas estarão sendo instaladas no Aleias e no Acácias. “A arte presente nos cemitérios permite que sejam um espaço de contemplação, de meditação e de prece pelas memórias guardadas daqueles que jazem em seus gramados e pela vida das famílias que confiam a nós como o lugar da reverência à sua saudade”, diz Vasconcelos Cunha, diretor da Comunidade.

 

Homenagem aos que já se foram e ajuda a quem precisa

Ainda cumprindo os protocolos sanitários necessários à prevenção da disseminação do coronavírus, a programação do Dia de Finados 2021 nos cemitérios administrados pela Comunidade Santa Rita terá também missas e uma campanha solidária para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. A Comunidade pede a todos que tragam para a visita um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será destinada à obra de caridade do Padre Carlos Nascimento, do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila Castelo Branco, em Campinas, que ajuda famílias que precisam. No dia 2 de novembro, haverá duas missas na Capela de Todos os Santos, no Cemitério Flamboyant: às 8h30, celebrada pelo Padre Carlos Nascimento, do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, e, depois, às 10h30, com Monsenhor Fernando de Godoy Moreira, o presidente da Comunidade. A missa das 10h30 será transmitida ao vivo, por meio do site da Comunidade: www.comunidadesantarita.com.br

(o link será aberto no horário da missa). Também pela Rádio Brasil Campinas (AM 1270) e no Facebook da Comunidade:  comunidadesantaritadecassiacampinas

 

Na Capela do Cemitério das Acácias, haverá missa às 8h30, celebrada pelo Padre Carlos Roberto Marassato de Moraes, Pároco da Paróquia Santa Luzia, Jardim dos Oliveiras, e às 10h30, celebrada pelo Cônego Cláudio Zaccaria Menegazzi, Pároco da Paróquias Santo Cura D’Ars.

 

Serviço

 

Inauguração da obra “Memorial”, escultura em bronze do artista Santos Lopes

Data: 29 de outubro 2021, às 10h

Local: no Cemitério Flamboyant

Endereço: Alameda dos Flamboyants, s/nº – Bairro Gramado – Campinas/SP.

 

Missas no Dia de Finados

Capela de Todos os Santos, no Cemitério Flamboyant

8h30 – celebrada pelo Padre Carlos Nascimento

10h30 – celebrada pelo Monsenhor Fernando de Godoy Moreira.

Exposição gratuita destaca geometria de tubos e conexões transformados em peças de mobiliário

Autismo: advogada destaca impacto da legislação e das terapias complementares na vida de pessoas autistas

Quase 50% dos casos de Alzheimer podem ser evitados ou adiados combatendo fatores de risco

“Dezembrite”, a tristeza de fim de ano. Psicólogo dá dicas de como evitar sentimentos negativos na época das festas.

Artigos relacionados