Por Carla Bianco
Companheiras de sono, as cabeceiras de cama possuem papel importante na decoração do quarto. Sejam pequenas e discretas ou imponentes e ousadas, elas transmitem a personalidade do morador e podem mudar totalmente a a atmosfera do ambiente. Além de deixá-lo ainda mais confortável, prático e convidativo, é uma ótima forma de atualizar o espaço sem muito esforço e obra. Pela cor, pelo estilo ou pelos detalhes, ela é capaz de ser muito mais do que apenas um apoio. Para te inspirar, indico cinco detalhes a se pensar quando vai se escolher a cabeceira. Anote!
1)Estofadas
As cabeceiras estofadas, além de oferecerem mais conforto e aconchego para quem gosta de relaxar, melhoram a acústica do ambiente, pois absorvem as ondas sonoras menores. Podem ser de vários formatos, com tachas, capitonê ou até moldura de madeira. Para um toque mais sofisticado, opte por veludo!
2)Ferro
As camas de ferro fizeram sucesso passado. Para as cabeceiras, essa onda ainda continua: seja para uma decoração mais industrial ou mais delicada e clean. Ah, e saiba: é possível utilizar somente a cabeceira nesse material ou, claro, combiná-la com a cama.
3)Madeira
As cabeceiras de madeira podem variar o tamanho e formatos conforme a decoração do quarto. Painel com nichos de vários tamanhos, lambris, madeira de demolição, laqueadas com a cor de sua escolha, ou mesmo com uma iluminação planejada.
4)No varão
Além de exclusiva, é uma opção prática para se fazer: basta um varão para encaixar a cabeceira (algumas são feitas de espuma revestida de tecido ou de couro e deve ter tiras para prendê-la). E o mais legal desse método é que a cada dia você pode dormir com uma cabeceira nova. Versatilidade é a palavra de ordem!
5)Tapeçaria
Sabe aquela tapeçaria que você sente pena de pisar? Colocá-la na parede é uma ótima solução e transforma o cantinho da cabeceira em protagonista. Elas podem ser coloridas e se tornar o ponto chave do projeto, ou então ter as cores da paleta da decoração e compor o visual final.